Renovias adota medidas para segurança dos colaboradores e usuários
A pandemia do novo coronavírus, que vem se espalhando por todo o mundo, está sendo acompanhada pela Renovias desde fevereiro, quando ainda não havia notificações de casos no país. Desde então, diversas frentes de trabalho da concessionária passaram a realizar ações para prevenir e atenuar o contágio da doença nos locais de trabalho, visando a segurança e o bem-estar dos colaboradores e usuários, sempre observando as orientações e protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde de São Paulo.
Um comitê interno foi criado, composto por profissionais de várias áreas, para a promoção das ações internas e externas, contra o avanço do vírus. Ações de orientação foram realizadas, através de reuniões com as equipes operacionais e administrativas; distribuição de álcool em gel e disponibilização de dispensers com o produto na sede, praças de pedágio e bases operacionais; afixação de cartazes com orientações sobre a prevenção e esquema de home office adotado para algumas das funções administrativas.
Orientações para higienização das mãos e dos veículos operacionais são passadas com frequência através da rede de rádios, comunicados são enviados através de e-mails e veiculados 24 horas através da rede de TV interna. Nas bases de Sistema de Ajuda ao Usuário (SAU), os colaboradores são orientados a manter a distância segura e não realizar nenhum tipo de contato físico com os colegas e, nos atendimentos ao usuário, equipamentos de proteção são utilizados conforme a necessidade.
A limpeza dos equipamentos e veículos é constante: após o transporte dos usuários em ambulâncias e guinchos, que dispõem de antisséptico para higienização, as equipes realizam a higienização do espaço e dos materiais para viabilizar um novo atendimento.
Já nas praças de pedágio, as recomendações de higienização e de contato com os colegas, são as mesmas: quando há mais de uma pessoa em um mesmo ambiente, a recomendação é que elas fiquem a uma distância segura para evitar uma possível contaminação.
Cada cabine possui álcool em gel para que os agentes, que estão em contato direto com os usuários, possam fazer a higienização das mãos. Além disso, todos eles são instruídos a não levar as mãos aos olhos, boca e nariz, para minimizar os riscos. Seguindo orientações da OMS e demais autoridades de saúde, máscaras e luvas estão sendo utilizadas somente pelo atendimento pré-hospitalar. A recomendação é para que apenas os serviços de saúde as utilizem, para que não haja desabastecimento dos materiais para os profissionais e pacientes, que são os que mais precisam.
Para abastecer os usuários com informações, a Renovias e a Artesp (Agência de Transportes de São Paulo) estão inserindo mensagens dos painéis de mensagens variáveis localizadas na Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340).
O Sistema de Ajuda ao Usuário (SAU) da Renovias está à disposição 24 horas por dia aos motoristas. Para acioná-lo, basta ligar 0800 055 9696 ou usar um dos fones de emergência, implantados a cada quilômetro. Condições antecipadas do tráfego podem ser obtidas pelo site www.renovias.com.br.
A malha viária da Renovias liga Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), com extensão de 345,6 quilômetros. A concessionária administra as rodovias através do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo.
Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Renovias.