Restaurante Tyolando é homenageado pelos 41 anos de atividades em Rio Pardo
Texto: Natália Tiezzi
Cheiro de comida de vó, simples, feita com carinho, dedicação e aqueles temperinhos que não podem faltar. Talvez tenha sido essa a ‘receita’ de sucesso que fez e faz do Restaurante Tyolando ser um dos mais queridos da cidade, principalmente pelo sabor e qualidade postos à mesa dos clientes.
Neste ano de 2024, a Casa completa 41 anos de atividades e esse marco na trajetória da família Tyolando não passou em branco. Na tarde de terça-feira, 23, a Câmara Municipal homenageou o tradicional restaurante com Moção de Congratulações, de autoria do vereador professor Rafael Kocian.
A homenagem foi direcionada especialmente à ‘dona’ Inez Aparecida Angelo Ferreira, proprietária do estabelecimento, que juntamente com os filhos e netos recebeu a Moção em Plenário.
Aos 81 anos, dona Inez contou um pouco da história do Tyolando, que abriu suas portas como um bar, sendo que a família já tinha longos anos de experiência na venda de pães, bolos e outras delícias de porta a porta, como os ‘padeiros’ faziam décadas atrás.
“O bar funcionou pouco tempo, pois em um dia abençoado, um cliente de São João da Boa Vista adentrou e pediu para eu lhe servisse uma refeição. Fiquei com certo receio de servir aquela comida simples que, na verdade, eu fazia para alimentar meus filhos, que ficavam comigo ali pelo bar. Mas ele gostou muito daquela refeição… e assim nunca mais paramos de fazer e servir comida: simples, bem temperadinha, e que pelo jeito conquistou muitos paladares”, disse dona Inez.
Após mais de 30 anos à frente da cozinha, ela passou a responsabilidade à filha, Eliana Maria Ferreira, e agora também ao neto, Miller Augusto Ferreira Dal Bom, mostrando que a tradição da comida bem feita ultrapassa gerações.
Além das refeições no restaurante, localizado à avenida Independência, 534, e marmitex, o Tyolando estabeleceu sociedade com a Pizza na Roça, uma das mais conhecidas casas da região, e também vem conquistando o público com os sabores diferenciados das famosas pizzas.
Embora dona Inez já não ‘comande’ mais a cozinha do restaurante, aquele café da tarde, que reúne filhos, netos e pessoas especiais não falta em sua residência. E os quitutes, feitos por ela, continuam inigualáveis, garantiram filhos e netos.
“Trabalhei muito, com gosto, com amor, ensinei meus sete filhos a valorizar o trabalho e nunca esperava que aquela refeição simples que servi mais de 40 anos atrás seria tão especial ao ponto de se tornar um incentivo a iniciar um restaurante. Só tenho a agradecer a todos os clientes, amigos, à Câmara, aos vereadores por essa homenagem. Aos meus 81 anos, acho que nunca recebi uma homenagem tão marcante como essa. Estou muito, muito feliz”, concluiu, emocionada, dona Inez.