Rotary Club (Centro) festejou 87 anos com a Visita Oficial da Governadora Graça Araújo
Texto: Natália Tiezzi. Fotos: Leandro Manetta
A noite de sábado, 2, foi especial ao Rotary Club São José do Rio Pardo (Centro) e aos mais de 30 associados. Na ocasião, a entidade, fundada em 08 de dezembro de 1936, antecipou as comemorações dos 87 anos servindo a comunidade rio-pardense. A comemoração também se estendeu ao Clube A Família, que completou 71 anos em setembro.
A Festiva, que teve lugar no Salão “Maria Cecília Possebon Sá Pinto”, sede do Rotary, contou com a visita ilustre da Governadora do Distrito 4590, Maria das Graças Araújo dos Santos, do Rotary Club de Pirassununga.
Além dela, a coordenadora da ASFAR – Associação das Famílias de Rotarianos de São Paulo, Luciane Belão, e membros do Rotary Club de São Sebastião da Grama também prestigiaram o evento, anfitrionados pelo presidente do Rotary de Rio Pardo, Marco Antônio Gumieri Valério e pela presidente do Clube A Família, Elizabeth de Lourdes A. Lemos Gomes.
Durante as comemorações, momentos marcaram a Festiva, entre eles a Instalação da foto do intercambista Otávio Dias Frigo na Galeria do Rotary, além da apresentação, juramento e entrega dos certificados aos novos associados, sendo eles Eneida Villas Boas Georgetti Fernandes, Renê Garcia Duarte, Rogério dos Santos Costa e Rodrigo Jovini.
DEDICAÇÃO AO SERVIR O PRÓXIMO: UM NOVO ROTARY A NOVAS REALIDADES
Conforme o Protocolo da noite, a primeira a fazer uso da palavra foi Beth Lemos, que destacou a satisfação de estar à frete do Clube A Família, agradecendo às presidências anteriores pelo estímulo e bons exemplos que continuam a serem seguidos pela sua gestão.
“Nosso Clube está ciente do potencial dos nossos esforços para as causas sociais e graças ao empenho de todas nós, voluntárias, estamos colhendo bons frutos, principalmente e sempre em prol da comunidade que tanto necessita dessa nossa dedicação ao servir o próximo”, afirmou.
Luciane Belão enalteceu o Rotary, destacando que sempre foi muito bem recebida, elogiando a todos pelas quase nove décadas de trabalho.
Já o presidente da entidade falou sobre a honra de fazer parte de uma das instituições mais antigas do município, sempre atuante, destacando as inovações, que foram, são e continuarão sendo inerentes também ao Rotary Club, não apenas para manter as ações, mas para desempenha-las com ainda mais vontade e dedicação pelos associados.
“Somos inovadores e o Rotary também, e está indo além, sempre, do que se propõe a fazer. Acredito que é importante mantermos a história ilibada desta instituição, porém acrescentar. Para isso temos um ‘time’ que sempre agrega aqui. Que cada companheiro reconheça o seu valor, pois o Rotary precisa de cada um no auxílio desta travessia rumo aos 100 anos”, afirmou Marco Antônio.
Após o pronunciamento, o presidente surpreendeu a Governadora com o título de associada honorária do Rotary Club de São José do Rio Pardo (Centro), que foi recebido com entusiasmo e lágrimas pela emotiva Graça Araújo.
O companheiro Mário Gusmão fez as honras da Casa anunciando à Governadora um pouco das ações realizadas pela entidade nos últimos anos, em especial nesta gestão, entre elas o Projeto do Banco Ortopédico, que completou 20 anos, e que empresta bengalas, muletas, cadeiras de roda e banho aos que necessitam; o ‘Nascidos para Ler’, de incentivo à leitura às gestantes aos bebês; Fraldas Geriátricas, sendo que a entidade já produziu e entregou mais de 14.000 unidades ao assistencialismo social, além de cursos de aprendizagem industrial, e de capacitação voltados à agricultura em parceria com o SENAR; a ‘adoção’ de crianças da APAE pelas rotarianas para contempla-las com brinquedos no Natal, etc.
Em seu discurso, Graça Araújo primeiramente ressaltou que nada é por acaso na vida, referindo-se à titulação de sócia honorária ter sido proposta justamente por um Club tão querido. “Orgulhosa e feliz por este reconhecimento, bem como contagiada pela entidade, pelas renovações, tornando-a cada dia mais única”.
A Governadora relembrou alguns momentos marcantes de sua trajetória no Rotary, que iniciou 23 anos atrás, sendo que em 2020 foi designada à função que ocupa hoje, influenciada pelo saudoso esposo e pela saudosa filha. “Companheiros, apesar de tantas alegrias e tantos sofrimentos, temos que continuar. Assim como o Presidente Gordon nos ensinou, sim, porque o que ele disse não foram apenas palavras, mas ensinamentos, ‘o Rotary não é apenas uma organização, é uma grande família, e vamos olhar, sempre, uns pelos outros e aos outros, para que possamos promover uma nova era nesta entidade”, concluiu.
Depois da tradicional troca de mimos, um jantar, assinado pelo Buffet Paulinho Girotti, selou a noite comemorativa.
CONFIRA MAIS ALGUNS MOMENTOS DA FESTIVA