São José sedia Curso para Capacitação de ensino de Esportes Paralímpico
De 22 a 25 de junho o Programa de Desenvolvimento Paralímpico do Governo de SP chega na cidade
De 22 a 25 de junho acontece em São José do Rio Pardo o projeto PARADENS (Programa de Desenvolvimento Paralímpico), uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio das Secretarias de Estado de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que visa fomentar o esporte paralímpico de base. Desde o início do ano o PARADENS está em atividade no estado de SP e serão nove cidades sede que irão receber o programa em 2021. A primeira cidade a realizar o projeto foi Ribeirão Preto, que capacitou 30 pessoas em 4 dias de curso no mês de fevereiro, e São José do Rio Preto é outra cidade que também recebe o programa no mês de junho, entre os dias 15 e 18.
O Paradens é destinado para professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes, além de alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas. Os interessados já podem se inscrever para o Paradens em sua região através do site www.paradens.com.br
Em São José do Rio Pardo, o projeto será realizado no Rio Pardo Futebol Clube, e terá práticas de ensino de Bocha (dia 22), Vôlei Sentado (dia 23), Goalball (dia 24) e Natação Paralímpica (dia 25). Durante os quatro dias do programa, os alunos terão a oportunidade de receber a Capacitação Técnica do projeto, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico, com foco nessas modalidades. As aulas práticas da Capacitação contarão com a aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades destacadas.
Como instrutor de Goalball, o programa terá Jônatas Augusto Cursiol, que foi membro da comissão técnica da equipe de Goalball do estado de São Paulo nas Paralímpiadas Escolares de 2018 e 2019.
Para o ensino de Vôlei sentado, o responsável é Ronaldo Gonçalves de Oliveira, que é Doutor em Engenharia Biomédica, especializado em construção de equipamentos ajustáveis para treinamento na modalidade voleibol sentado, e que é também introdutor da modalidade voleibol sentado no Brasil, Gestor das Modalidades Paradesportivas do SESI-SP, Técnico da Seleção Brasileira Masculina Adulta: 2002/2004 – Vice-Campeão Parapanamericano-2003, Técnico da Seleção Brasileira Junior Masculina: 2005/2007 – Medalha de Bronze Mundial-2005, Técnico Seleção Brasileira Feminina Adulta: 2008/2012 – 5º Lugar Jogos Paralímpicos-2012 e Técnico Equipe de Voleibol Sentado Feminino SESI-SP sendo 14 vezes campeão brasileiro.
Na modalidade Bocha o professor presente será o Prof. Esp. José Guardia (Zézinho), que é Auxiliar de Análise de Desempenho da Seleção Brasileira de Bocha Paralímpica, Coordenador Técnico de Bocha Paralímpica – Equipe APPD São José dos Campos (Alto Rendimento), Professor da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida de São José dos Campos (Iniciação Bocha Paralímpica), Coordenador Técnico – APEJAC Associação Paradesportiva e Educacional de Jacareí e que teve participação com a Seleção Brasileira nos Jogos ParaPanamericanos Lima 2019, Copa América 2019, Campeonato Mundial Liverpool 2018.
A capacitação da Natação ficará por conta da Professora Bruna Bredariol, que possui experiência de 10 anos com ensino da natação para públicos gerais e trabalha com a iniciação esportiva para pessoas com deficiência desde 2014. Bruna é atuante em organização de eventos esportivos de natação, incluindo em seu CV os Jogos Paralímpicos Rio 2016.
Os interessados em participar da etapa PARADENS em São José do Rio Pardo podem se inscrever no site www.paradens.com.br. Há 50 vagas disponíveis para as capacitações.
Serviço
Evento: 3ª etapa PARADENS
Data: 22 a 25 de junho 2021
Local: Rio Pardo Futebol Clube
Inscrições abertas: www.paradens.com.br
Sobre o PARADENS
O Governo de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançou em 2021 o projeto PARADENS (Programa de Desenvolvimento Paralímpico), que tem como objetivo fomentar o esporte paralímpico de base. O PARADENS é dividido em duas fases, sendo a primeira a etapa de Homologação. O objetivo desta é mapear entidades do Estado de São Paulo que já tenham prática atual de Paradesporto, e posteriormente registrá-las através de parâmetros e relatórios previamente definidos, passando assim a legitimar estas entidades estudando o seu funcionamento, suas necessidades e operação.
A segunda etapa é a de Capacitação Técnica, que dá a oportunidade aos participantes – que podem ser professores de educação física, alunos do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas – de adquirirem conhecimento através da aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades: Bocha, Natação, Goalball e Vôlei Sentado.
No primeiro semestre de 2021 o PARADENS será realizado em nove locais distintos, sendo eles as oito Regiões Esportivas do Estado, mais a cidade de São Paulo. Mais informações acesse o site www.paradens.com.br e o Instagram do projeto https://www.instagram.com/paradens.sp/ .
Foto: Okamoto Fotografia / PARADENS