Saúde, humanização, empatia: Setor Oncologia SAVISA completa 3 anos
Entrevistas e texto: Natália Tiezzi
No mês de agosto, o Setor Oncologia SAVISA completou 3 anos de atividades. Para comemorar a data especial, na manhã da última quarta-feira, 30, um café foi oferecido aos profissionais e pacientes que utilizam os serviços, entre eles de acompanhamentos, tratamentos e infusões (quimioterapia).
Em 2020, em plena pandemia, a Operadora SAVISA tinha o sonho de proporcionar mais comodidade, humanização e dignidade a seus pacientes portadores de câncer com a implantação de um espaço para esta finalidade.
“Foram muitos desafios, adequações no espaço, adaptações das equipes, dedicação e muita vontade de fazer dar certo. Nossos pacientes mereciam um local mais próximo de suas casas para fazer este tratamento, que não é fácil, muitas vezes é desgastante, e eles tinham que se deslocar para outros municípios, bem distantes, para fazê-lo. Proporcionar mais dignidade e acolhimento aos pacientes, sem perder a qualidade no tratamento sempre foi e será o objetivo da Oncologia SAVISA, e que estamos conseguindo proporcionar aos nossos e às nossas pacientes”, destacou a gerente da Operadora, Ana Paula Silva.
Atualmente, além do médico oncologista Dr. Uanderson Resende, que contribuiu imensamente à implantação do setor no SAVISA, a Oncologia conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, além de farmacêutica, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Em nome dos profissionais da equipe multidisciplinar, a psicóloga Ana Amélia Junqueira Capuano agradeceu a oportunidade de vivenciar experiências de crescimento pessoal e profissional no setor. “Aqui construímos uma segunda família. Aprendemos a lidar com nossas próprias dores observando como os pacientes lidam com as deles, sempre com muita coragem, fé”, destacou.
A paciente Izinha Celeste também falou em nome dos demais pacientes, observando a importância de ter um local próximo para fazer o acompanhamento e o tratamento. “Temos aqui uma equipe humanizada, estamos praticamente em casa para fazer o tratamento, acompanha-lo, e não precisamos mais sair daqui para busca-lo em outra cidade, o que era muito cansativo. Desde que inaugurou nunca nos faltou suporte humano e profissional, pois notamos a preocupação do SAVISA com seus beneficiários. Fazer o tratamento em Rio Pardo faz toda a diferença e ajuda muito na nossa recuperação”, afirmou.
Por fim, Dr. Uanderson observou a complexidade de a Operadora ter e manter um setor de Oncologia. “No interior, em uma cidade como Rio Pardo, de porte pequeno/médio não é fácil ter ou manter uma estrutura como essa, principalmente em uma área tão sensível da Medicina. Não foram fáceis esses três anos, mas estamos caminhando na direção correta. Aprimoramos, corrigimos, adaptamos e continuamos assim, diariamente, para sempre oferecer um acompanhamento e tratamento dignos aos nossos pacientes, sem perder nada para outros centros de maior porte. Essa proximidade do paciente com a equipe profissional, esse acolhimento gera confiança mútua e isso faz a diferença na qualidade de vida desse paciente, torna tudo mais leve, mais equilibrado. E essa proximidade também temos com os familiares, que é fundamental, otimizando o prontuário, compartilhando informações, enfim, aproximando realmente e cada vez mais o paciente, a família e a equipe”, concluiu o médico oncologista.