Saúde Mental Materna foi tema de Mesa Redonda na Câmara Municipal
A importância da Saúde Mental Materna foi abordada durante Mesa Redonda, promovida na noite de 27 de maio, em parceria entre o Programa Escola do Legislativo e Roda Materna, sendo uma alusão à “Campanha Maio Furta-cor”, que aborda, discute e informa sobre o relevante tema, não somente às mamães, mas à toda família e rede de apoio.
A apresentação da Mesa Redonda contou com a participação da fisioterapeuta Ana Cláudia Gazzolla, que tem seu trabalho voltado às mães, desde o planejamento, acompanhamento e pós gestação, e é uma das profissionais que encabeça a Campanha em Rio Pardo.
Mediando o Encontro, que teve como tema “Maternidades Plurais: Diferentes olhares para a Saúde Mental Materna”, a psicóloga clínica, perinatal e parental Cecília Magalhães, que apresentou as profissionais e mães que também participaram, entre elas a enfermeira Gisele Santos, a nutricionista Bruna Vitto e a advogada Beatriz Rodrigues Martinelli.
Alunos da PEI E.E. “Dr. Cândido Rodrigues” prestigiaram o Encontro em Plenário, além do público e internautas que acompanharam a transmissão ao vivo pelas redes digitais da Câmara na Internet.
As mães participantes da Mesa Redonda compartilharam experiências maternas, das mais prazerosas às mais difíceis, enaltecendo a importância da rede de apoio, tanto familiar, quanto profissional, principalmente após o nascimento do bebê.
Elas destacaram as culpas, desafios e o cotidiano desgastante das puérperas, observando que o acompanhamento à saúde mental é essencial para que possam se fortalecer neste momento, sendo que muitas ainda sofrem com a depressão pós parto, outro tema que foi abordado no Encontro.
Situações conflitantes, principalmente quanto a conciliação entre a maternidade e a carreira profissional, também foram abordadas, além de outras questões que deixam as mamães mais vulneráveis, que podem causar não só a depressão, mas ansiedade, pânico, etc.
Todas as mães participantes foram unânimes em incentivar e apoiar que as mulheres sempre busquem apoio psicológico e que as pessoas que estão ao redor, principalmente familiares, podem e devem orienta-las neste sentido para que possam desempenhar a maternidade de forma mais leve e com a saúde mental também em dia.
O conteúdo completo da Mesa Redonda pode ser acessado pelo link https://www.facebook.com/camarasjriopardo/videos/1774346093056231
Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar/Câmara Municipal