Saúde Municipal intensifica busca para diagnóstico de casos de Tuberculose
Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado em 24 de março, a Secretaria Municipal de Saúde e Medicina Preventiva, em parceria com a Vigilância Epidemiológica Municipal, intensificará, durante o próximo mês, a busca ativa de casos sintomáticos da doença por meio das Unidades Básicas de Saúde.
“O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do tratamento precoce de Tuberculose que, se tratada corretamente, tem 95% de chances de cura”, informou a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Gisele dos Santos Flausino.
A Tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). É transmitida por meio da fala, espirro e tosse, atingindo principalmente os pulmões.
Os principais sintomas são: tosse persistente há mais de três semanas, febre ao entardecer, cansaço fácil, perda de peso e suores noturnos.
“O tratamento para a doença é gratuito, está disponível na Rede Municipal de Saúde, dura no mínimo seis meses e não deve ser interrompido, pois a bactéria pode ficar resistente aos medicamentos, dificultando a cura”, explicou Gisele.
Ela concluiu orientando para que as pessoas que estiverem com os sintomas da Tuberculose procurarem as Unidades Básicas de Saúde para avaliações e diagnóstico correto da doença.
Mais informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica pelos telefones 3682-9389/3682-9388.