SEBRAE promove lives e palestras gratuitas aos empresários
O SEBRAE está promovendo divresas lives e palestras direcionadas aos empresários neste mês de janeiro. Os temas são variados e smepre voltados ao empreendedorismo.
A programação é gratuita, porém para árticipar é preciso fazer a inscrição pelos telefones 3682-9343 e 3682-9344 ou pelo email sebraesjrp@gmail.com, diretamente com o SEBRAE Aqui de São José do Rio Pardo para que seja gerado o link para conferir as lives e palestras.
PROGRAMAÇÃO DE LIVES
21/jan (quinta), 10h00: Live Plano de Negócios
22/jan (sexta), 10h00: Live Empreendedorismo
28/jan (quinta), 10h00: Live Ganhe Mercado
PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS
21/jan (Quinta), 18h00: Regulamento interno (RIT)
26/jan (terça), 18h00: Digitalize sua empresa
27/jan (quarta), 10h00: Onde registro minha marca
Pequenas empresas da região terão curso com orientações sobre como vender para órgãos públicos
Com o objetivo de capacitar as pequenas empresas de São João da Boa Vista e região sobre como se tornarem fornecedoras para o poder público e aproveitar as oportunidades de negócio, o Sebrae vai realizar o curso sobre compras públicas na próxima quinta-feira, dia 28, das 14h às 16h. O evento é online e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfV9mp8kH_M0aeVT6dAmXpHwAtTDjmwD5avUmBmmy0NtfOo1Q/viewform. Para dúvidas e mais informações, os interessados podem entrar em contato no telefone (19) 3638-1110, dígito 4.
Durante a capacitação, os participantes vão aprender sobre o que é uma licitação, quais são os conceitos e fases, direitos e benefícios das micro e pequenas empresas (MPEs), as oportunidades e ameaças no processo licitatório, além de receber orientações sobre como participar de uma licitação na prática.
De acordo com o consultor de negócios do Sebrae, Rafael Trefilho, o curso vai desmistificar alguns conceitos que inibem as MPEs. “Muitos empreendedores não sabem que podem vender para órgãos públicos ou acham que são pequenos demais. Outros temem não dar conta da demanda ou acham que se trata de um processo muito burocrático. Mas vamos mostrar que toda a operação é muito simples e qualquer micro ou pequena empresa consegue realizar e acessar esse mercado diferente para conseguir até aumentar o seu faturamento”, explica.
Trefilho explica ainda que os pequenos negócios têm tratamento diferenciado nas compras públicas, mas é preciso se preparar e entender bem as regras para vender para o governo. “As ações de políticas públicas buscam a melhoria do ambiente para os pequenos negócios e o fortalecimento entre poder público, comunidade e empresariado”, conclui.
PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS
O Sebrae lançou a plataforma www.compraspublicassp.com.br com o objetivo de rastrear e disponibilizar editais de compras de prefeituras e de órgãos governamentais federais e estaduais para as pequenas empresas cadastradas no portal por meio do convênio realizado com a Portal de Compras Públicas.
A partir do cadastro, as empresas receberão avisos por e-mail e por notificação no celular de que há licitações disponíveis na região onde elas estão instaladas por meio de um sistema de georreferenciamento, o que facilita a aproximação com as oportunidades de venda.
A fim de que possamos manter os nossos jovens em nossas cidades, dando-lhes oportunidades para inserção no mercado de trabalho(ou no empreendedorismo) como poderiamos contar com a participação do SEBRAE, em nossa cidade?
Somos um polo turístico e cultural, onde as águas termais são o nosso maior atrativo.
Carlos Silva
(75) 99883-0637