Secretaria de Assistência destaca a nova função do SUAS relacionada à Vigilância Socioassistencial
Na manhã de terça-feira, 27, a Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social promoveu um encontro, que teve lugar na Câmara Municipal, reunindo profissionais da SAIS, entre eles assistentes sociais, psicólogos, etc, para apresentar a nova função do SUAS, relativa à Vigilância Socioassistencial.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, durante a reunião foram abordadas as funções dos diagnósticos, monitoramento e avaliação que fazem parte desta função.
Essa iniciativa visa efetivar os objetivos da Política de Assistência Social, tais como a proteção social, defesa de direitos e segurança de acolhida, convívio, renda e autonomia.
A vigilância socioassistencial contribui para a elaboração de planos diagnósticos, monitoramento de serviços e benefícios, além de auxiliar na busca ativa para inclusão no CadÚnico e acesso a demais serviços e benefícios.
Apesar de ser uma função ainda nova para muitos profissionais, a vigilância socioassistencial representa um importante avanço, proporcionando uma tomada de decisões mais embasada e eficaz, baseada em dados concretos.
A Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social acredita que superar desafios e adotar novas práticas são passos fundamentais para garantir a proteção social e defesa dos direitos dos cidadãos, principalmente na otimização e maior qualidade nos serviços prestados pela Pasta, reconhecidos como de excelência no município.