CIDADEDESTAQUE

Secretaria Municipal de Agricultura abordou as políticas públicas de arborização no município

http://www.minhasaojose.com.br

As políticas públicas de arborização urbana em andamento no município foram tema de Tribuna Livre, que aconteceu na tarde de terça-feira, 12, na Câmara Municipal.

As explanações foram realizadas pelo secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Zeladoria, Marcos Rogério Maziero Machado e pelo gestor de Meio Ambiente, Murilo Nasser Pinheiro, que participaram da Tribuna, cuja autoria foi do vereador Pedro Giantomassi.

Ambos destacaram que a Pasta está desenvolvendo um novo projeto de arborização, que contemplará principalmente as ruas centrais, tão escassas de árvores. Eles explicaram aos vereadores como o projeto será realizado e que a intenção é ampliar o mesmo para que toda a cidade seja contemplada.

Eles também observaram algumas ações já promovidas relativas à arborização, entre elas a recomposição de áreas de mata ciliar, próximas a córregos, além de manutenções na Área de Lazer e Ilha São Pedro.

Rogério e Murilo informaram, ainda, sobre plantio de árvores na Avenida Maria Aparecida Salgado Braghetta (Perimetral), com previsão de 1.500, além de 65 árvores na área do Cristo Redentor.

O vereador Pedro questionou sobre várias árvores que foram podadas ao longo desta Gestão, indagando ambos sobre critérios e os motivos que levaram às podas, sendo que, segundo Rogério e Murilo, a maioria já estava realmente condenada e apresentando riscos à população.

Ainda sobre o plantio de árvores na região central e também em bairros, eles relataram dificuldades em convencer comerciantes e até mesmo moradores para manterem as árvores à frente de seus comércios e residências, embora exista uma lei em vigor que destaca que uma das condições para se obter o ‘Habite-se’, que é um documento emitido pelas autoridades municipais que atesta a conclusão da construção de um imóvel e a sua adequação às normas e regulamentações vigentes, é o plantio de uma árvore.

Alguns vereadores foram enfáticos pediram maior fiscalização para que essa Lei seja cumprida com mais ênfase, e que o projeto apresentado sobre arborização na região central precisa de mais critérios e estudos.

Rogério e Murilo disseram que o mesmo é inicial, será apresentado ao prefeito e todas as adequações serão realizadas, e que a previsão é que já inicie em 2025.

Murilo e Rogério apresentando o novo projeto de arborização, que iniciará contemplando as ruas centrais: ele deverá passar pela análise do prefeito e ainda ter alguns ajustes até ser colocado em prática, em 2025

Texto e foto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar/Câmara Municipal

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br