Segurança do Paciente e Setembro Amarelo: Campanhas foram destaques na Santa Casa-Hospital São Vicente
Texto: Natália Tiezzi – Assessoria de Comunicação Santa Casa/SAVISA
Neste mês de setembro, a Santa Casa de Misericórdia – Hospital São Vicente promoveu Campanhas internas para chamar a atenção dos colaboradores a dois relevantes assuntos: a Segurança do Paciente e a conscientização e prevenção ao suicídio.
Na última semana, o Núcleo da Segurança do Paciente promoveu ação, que envolveu os profissionais de todos os setores da entidade, sobre a importância de se colocar em prática cotidianamente as Metas de Segurança do Paciente, que incluem a Identificação, a Comunicação, o Uso e Administração de Medicamentos, a Cirurgia Segura, a Redução do Número de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e a Prevenção de Queda e Lesão por Pressão.
Essas Metas foram reforçadas através de abordagens junto aos profissionais, linguagem visual, entre outras atividades, como formas de orientação, treinamento/reciclagem e informação aos colaboradores.
Não apenas em alusão do Dia Mundial da Segurança do Paciente, lembrado em 17 de setembro, mas rotineiramente, a entidade promove treinamentos, orientações sobre o tema junto a seus colaboradores.
E a Santa Casa se orgulha em manter o mais alto padrão quando o assunto é a Segurança do Paciente, que vai desde o primeiro atendimento até a alta hospitalar, sempre recebendo muitos elogios dos pacientes às equipes, de todas as áreas.
SETEMBRO AMARELO
A entidade, por meio do Núcleo de Educação Permanente, promoveu, ainda, ação à Campanha Setembro Amarelo.
A mesma foi destinada aos colaboradores, uma vez que a entidade sempre primou e prima também pela saúde mental de sua equipe, o que reflete diretamente na excelência no desempenho das funções de cada um, além da qualidade de vida, dentro e fora do hospital.
“A campanha foi visual, onde foram expostos cartazes em alusão ao ‘Setembro Amarelo’. Frases motivacionais também foram destacadas nos corredores, tudo para lembrar que a vida vale a pena e que, se for preciso, o melhor é procurar ajuda”, explicou a Enfermeira coordenadora do NEP, Amanda Breda Ferreira da Silva.
Pacientes, familiares e médicos que passaram pelos corredores também puderam observar as frases motivacionais.
Além da ação, lembrancinhas nos potinhos de sobremesas foram distribuídas aos colaboradores, com destaque para a frase “Você não está sozinho! Sua vida vale muito!”