Segurança Escolar: Reunião com Secretários, Polícia Militar, vereadores e GCM abordou o assunto
No início da tarde de terça-feira, dia 11, a Câmara Municipal promoveu reunião para abordagem da Segurança Escolar no município. O encontro foi realizado a pedido da presidente da Casa de Leis, vereadora Lúcia Libânio, comandado pelo vice-presidente, vereador Gabriel Navega, e contou com a participação dos secretários municipais Paulo Boldrin, Mariana Panizza Locatelli, Eric Portela, respectivamente das pastas de Gestão, Educação, Segurança e Trânsito, além da Guarda Civil Municipal, vereadores e também do Comandante da Polícia Militar de São José do Rio Pardo, 2º Sargento Mateus da Cunha Bernardi.
O assunto foi trazido à discussão após a repercussão de casos de atentados e tentativas dos mesmos em escolas no Brasil, o que deixou a comunidade escolar e principalmente as famílias muito preocupadas com relação à segurança nas escolas.
Éric Portela e o coordenador da GCM, Frederico Blascki destacaram que a entidade está colocando em prática um plano de trabalho que já havia sido discutido junto ao prefeito Marcio Zanetti que compreende ronda escolar efetiva em todas as escolas rio-pardenses (municipais, estaduais e particulares), além da presença de guardas civis municipais nas unidades escolares, inclusive na zona rural. “A GCM está promovendo escalas de rondas nas escolas, no horário de entrada e saída, inclusive com mais viaturas, além de visitação nas unidades escolares para que os alunos, professores, diretores conheçam o trabalho que desenvolvemos, além de orientação nas escolas, que é fundamental neste momento que todos estamos vivenciando. O objetivo é proporcionar mais tranquilidade aos pais, com a certeza de que podem confiar no trabalho preventivo da GCM”, destacaram Éric e Fred, acrescentando que este programa permanecerá no município independente de ocorrências escolares.
Já Mariana Panizza disse que a Rede Municipal está acolhendo muitos pais, ouvindo suas demandas e promovendo algumas ações, inclusive estruturais, para proporcionar mais segurança nas escolas municipais. “Sabemos que o momento é, muitas vezes, de pânico, mas a Rede está conversando com pais, levando informações de forma correta, ouvindo as queixas em relação à segurança”, disse a secretária.
O Secretário de Gestão afirmou que o Executivo também está ouvindo as demandas que chegam, principalmente da Educação, para que as ações sejam realizadas de forma a contribuir à segurança e não gerar o efeito contrário. “Precisamos conhecer as peculiaridades de cada unidade, as demandas dos profissionais da Educação para agirmos de forma coerente e auxiliadora. Não queremos, de forma alguma, descaracterizar o ambiente escolar. Algumas ações já estão sendo efetuadas, inclusive há possibilidades de instalação de câmeras nas unidades municipais, entre outros pleitos que, repito, será colocado junto aos educadores. O momento é de tentarmos acalmar os pais e proporcionarmos o melhor ambiente possível aos alunos relativo à segurança. Mas tudo isso é um processo, que precisa ser respeitado, para não surtir nenhum efeito ruim, descaracterizando a escola, por exemplo. Estamos contando com apoio fundamental da GCM, da Polícia Militar, da própria Câmara, principalmente no tocante à difusão correta de informações”, ressaltou.
O Comandante Rodrigo, da GCM, observou o qual prejudicial é a difusão de boatos neste momento. “Pedimos para que as pessoas, principalmente nas redes sociais, não propaguem boatos, informações inverídicas, pois isso gera um pânico muitas vezes desnecessário nas famílias. Temos que pensar e agir positivamente e a população pode ter certeza que a GCM e a Segurança e Trânsito estão empenhadas para isso”.
Com relação ao trabalho da Polícia Militar, o Comandante Mateus destacou que os trabalhos de ronda escolar foram otimizados, inclusive com escalas diferenciadas relativas à Atividade delegada, com mais viaturas e policiais militares nas portas ou proximidades das unidades escolares.
“Nesta semana os Comandantes da Polícia Militar passaram por treinamento exclusivo para aprender a lidar com situações de conflitos no ambiente escolar, como as específicas que vêm ocorrendo, inclusive para que possamos passar ao nosso efetivo, como será feito. Sugiro que unamos forças, principalmente com o Executivo, para que treinamentos semelhantes sejam oferecidos aos profissionais da Educação, entre eles diretores, coordenadores, pois na maioria destas ocorrências nas escolas a situação ocorreu dentro do ambiente escolar, ou seja, é imprescindível que os profissionais que lá atuam saibam como agir numa situação de conflito, num ataque, por exemplo”, salientou.
Vereadores também propuseram treinamentos específicos para psicólogos e mediadores de conflitos no ambiente escolar, pois estes profissionais lidam com situações complexas junto aos alunos, que necessitam de aprimoramentos constantes.
O acompanhamento dos pais à vida escolar dos filhos, independente da idade, também foi observada na reunião. Autoridades, Educação e vereadores observaram que as famílias, os responsáveis precisam estar atentos aos comportamentos dos filhos, participando, inclusive mais ativamente do convívio escolar com os professores, coordenadores, principalmente na tentativa de evitar alguns tipos de conflitos mais graves nas escolas.
Tanto os Secretários, como a GCM e a própria Polícia Militar reiteraram o comprometimento em promover ações que tentem tranquilizar a população neste momento difícil, sendo que todos os órgãos estão empenhados no objetivo de proporcionar mais segurança às unidades escolares.