AGRICULTURACIDADEDESTAQUE

SENAR inicia ‘Projeto Integrar’ junto às propriedades rurais em Rio Pardo

http://www.minhasaojose.com.br

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

Sexta-feira, dia 23 de agosto, iniciou em São José do Rio Pardo o ‘piloto’ do Projeto Integrar, desenvolvido pelo SENAR, que conta com a parceria do Sindicato Rural e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Zeladoria.

O mesmo objetiva promover um levantamento geral de dados sobre o agronegócio no estado de São Paulo, principalmente para conhecer as propriedades rurais e suas peculiaridades, além da força de trabalho na agricultura paulista por meio dos produtores.

Para que isso ocorra, pesquisas estão sendo realizadas, com aplicação de questionários compostos por 60 perguntas aos proprietários rurais, promovidas por estagiários, com apoio de tablets e um aplicativo específico.

Em Rio Pardo, essas pesquisas estão sendo coordenadas pelo Sindicato Rural, por meio do engenheiro agrônomo Leonardo Minussi, que em entrevista ao www.minhasaojose.com.br explicou a dinâmica do Projeto.

“As pesquisas (piloto) iniciaram nesta sexta-feira, com três estagiários, sendo Ana Klara Araújo, Henrique Gil Boaro e Luigi Freire Gonçalves, todos devidamente identificados com camiseta e crachá do Sistema Faesp/Senar-SP, que aplicaram os questionários a dois proprietários rurais, sendo Antônio Aparecido de Andrade Júnior e Bernadete Leite”.

Em ambas fotos, os estagiários aplicando o questionário junto aos produtores rurais

Léo destacou que, segundo levantamentos prévios, São José tem cerca de 1.200 propriedades rurais e todas integrarão o Projeto, que será realizado pelos próximos dois anos.

Segundo divulgações do Integrar, todos os dados específicos de cada produtor serão mantidos sob sigilo, em atendimento às normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Para Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, o Projeto auxiliará na definição de políticas públicas e de atenção aos produtores rurais, especialmente pequenos e médios produtores.

Já para os estagiários, que participarão do Projeto neste período de 24 meses, “as pesquisas serão de extrema importância para o mapeamento rural de São José do Rio Pardo, pois saberemos o perfil de cada propriedade e de cada produtor. Nós, como estagiários, entendemos a importância desse projeto para levarmos maior conhecimento ao produtor e estamos ansiosos esta nova jornada, tanto para aplicar os questionários, quanto para lidar com o produtor rural”, concluíram.

Nos registros, Léo Minussi, os três estagiários e os dois primeiros proprietários rurais entrevistados para a Pesquisa do ‘Integrar’

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br