Sessão da Câmara: Confira os assuntos abordados pelos vereadores nessa semana
Na 24ª sessão ordinária, promovida terça-feira, dia 16, a qual foi presidida interinamente pela vereadora Lúcia Libânio, uma vez que o presidente da Casa, vereador professor Rafael Kocian está afastado temporariamente de suas funções por motivo de doença, os serviços de manutenção, entre eles roçamento de terrenos e operação tapa buracos em diversos bairros foram temas de diversas indicações e também requerimentos.
O vereador Paulo Sérgio Rodrigues indagou o Executivo quanto ao cronograma dos serviços das operações tapa-buracos que estão sendo ou serão realizadas no município. “É uma informação relevante não apenas para nós, vereadores, para podermos fiscalizar o andamento dos trabalhos, mas também para atender a demanda da população, que nos procura semanalmente em busca desses dados”, justificou o vereador.
Neste ínterim, o vereador também pediu informações acerca da obra de conclusão da Avenida Perimetral, do trecho entre a chamada ‘Usininha’ ao prédio da Feira do Produtor. “Inclusive já há recurso disponível para isso. Questiono como está o andamento da obra, a questão da desapropriação de área que pertence à Santa Casa, etc. Essa obra necessita ser concluída o quanto antes, sendo uma reivindicação antiga da população”.
O vereador Eduardo Ramos também sugeriu ao Executivo estudos sobre a possibilidade de pavimentação da estrada de terra que demanda ao antigo matadouro.
Já o vereador Antônio José Quessada Neto (Toco) solicitou ao Executivo informações relativas à operação tapa-buracos na Avenida dos Braghettas e em toda a extensão do Distrito Industrial. “O requerimento visa atender a população e empresas que me questionaram sobre quando os serviços serão realizados e, realmente, é necessário, pois algumas ruas estão intransitáveis”, destacou.
RONDA NA PRAÇA DO MERCADO
O vereador Eduardo Ramos sugeriu à Prefeitura ao Departamento de Segurança e Trânsito a realização de rondas
periódicas no Mercado Municipal às quintas-feiras à tarde. “Neste período ocorre tradicionalmente a feira dos produtores, o que aumenta o fluxo de pedestres e veículos e seria muito bom contar com o apoio da GCM, por exemplo, para orientar quanto ao trânsito, que é intenso no local, inclusive por conta da saída de alunos também da escola estadual à frente da praça”, justificou.
O vereador sugeriu, ainda, a reforma do parquinho localizado à frente da EMEB “Profa. Zélia Maria Zanetti” e a possibilidade de implantação de uma praça na rua Mário Márcio de Castro, no bairro José Maldonado Peres.
SAÚDE MENTAL
O vereador Moraci Bállico sugeriu à Secretaria Municipal de Saúde a disponibilidade de mais cadeiras de rodas na Saúde Mental. “O local conta com apenas uma cadeira e quando chegam dois ou mais pacientes de uma só vez fica complicado, o que, inclusive, já ocorreu”, observou.
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
A vereadora Lúcia Libânio solicitou informações relativas ao Centro Nutricional, que agora funcionará em novo espaço. Ainda sobre a Alimentação Escolar, a vereadora pediu cópia de cardápios das EMEBs, Creches e EJA, solicitando dados acerca do Plano de Alimentação Escolar, bem como cópia dos relatórios de visitas das nutricionistas nas escolas.
DECK DE MADEIRA NA ÁREA DE LAZER
O vereador Henrique Torres sugeriu ao Executivo a inclusão, nos projetos a serem realizados com dinheiro do DADE – advindo do MIT – Municípios de Interesse Turístico, a construção de um deck de madeira na área de lazer. “O projeto para a construção do deck é antigo e aguardava recursos para sua execução, porém este montante precisa realmente ser investido ali, pois a orla do rio Pardo é um dos pontos que mais necessitam de investimentos, uma vez que é um dos principais atrativos turísticos do município”.
O vereador sugeriu à Prefeitura e à Agência Rio Pardo 2050 o desenvolvimento de material de apresentação da cidade, visando fomentar a geração de renda. “O material poderia ser apresentado a investidores e empreendedores, inclusive em rodadas de negócios, para atrair investimentos no município. Neste material devem estar incluídas todas as principais características da cidade, apontadas pelos próprios estudos feitos pelo Rio Pardo 2050, bem como os planos de benefícios do Executivo aos novos empreendimentos”, justificou.
Henrique também questionou ao DEC – Departamento de Esportes e Cultura sobre investimento de R$ 16.990,00 na contratação de serviços de assessoria de imprensa desde o mês de fevereiro. “Gostaria que o DEC listasse as atividades desenvolvidas por essa assessoria, considerando que muitas delas estão paralisadas e com vários funcionários ociosos, qual seria a necessidade da contratação destes serviços e a um valor bem considerável”, questionou o vereador no requerimento.
HORTAS COMUNITÁRIAS
O vereador Dr. Romano Cassoli pediu auxílio dos vereadores para reunir munícipes que queiram participar do projeto das hortas comunitárias que serão implantadas em três ESFs no município, entre eles no Jardim São José, Domingos de Sylos e Vale do Redentor. A sugestão das hortas nos ESFs foi uma indicação do vereador ao Executivo logo no início do ano. “A ideia é estender o projeto para os demais ESfs, porém precisamos de ajuda da população para manutenção dessas hortas que, com certeza, vão melhorar a qualidade da alimentação dos munícipes dessas regiões dos ESFs”, explicou o vereador.
Os vereadores Gabriel Navega, Eduardo Ramos e Moraci Bállico já se dispuseram a auxiliar no projeto.
Sobre alimentação saudável, a vereadora Thais Nogueira também trouxe uma boa notícia. Ela informou que a primeira horta agroecológica será implantada na EMEB Profª Stella Maris Barbosa Catalano, no bairro Carlos Cassucci.
As sessões da Câmara são promovidas às terças-feiras, 15h00, e transmitidas ao vivo pelo Facebook https://www.facebook.com/camarasjriopardo e também pelo site da Câmara https://camarasjriopardo.sp.gov.br