CIDADEDESTAQUESAÚDE

Setembro Amarelo: Psicólogo Henrique Botteon abordará a consciência e a prevenção ao suicídio

http://www.minhasaojose.com.br

Texto: Natália Tiezzi

Abordar, informar, conscientizar, orientar e prevenir. Esses são os principais objetivos da palestra que será promovida pelo Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo” em alusão à Setembro Amarelo, Campanha que visa a prevenção ao suicídio.

A abordagem, com o tema “A Vida é a Melhor Escolha”, será realizada por Ângelo Henrique Botteon, psicólogo especialista em Psicologia Clínica, Saúde Mental, Educação em Saúde do Campo. Ele também é psicólogo e coordenador do PEVI – Projeto Esperança e Vida há sete anos.

Em entrevista ao www.minhasaojose.com.br, Henrique destacou que o assunto ainda é tabu na sociedade, mas que é preciso quebra-lo justamente para poder ajudar aqueles que necessitam de auxílio. “Precisamos quebrar esse tabu de forma responsável, ou seja, não é simplesmente falar sobre suicídio, mas abordar corretamente sobre a prevenção”, ressaltou.

O psicólogo também informou alguns temas que farão parte da palestra. “Focando no lema de 2023: “se precisar, peça ajuda!” abordarei sobre fatores de riscos, sinais e fatores de prevenção ao suicídio. O objetivo é

que as pessoas possam perceber os riscos em si próprios e nas pessoas ao redor e, ao perceberem, conseguir procurar ajuda profissional”.

O ‘conseguir’ mencionado pelo psicólogo ainda é uma espécie de estigma na Saúde Mental, pois muitas vezes apenas por falar nela algumas pessoas ainda possuem um preconceito à busca de ajuda, seja qual for a doença mental, inclusive situações que podem levar ao suicídio.

“Esse estigma à Saúde Mental pode e deve ser combatido através de ações que visam levar informação, entendimento e conscientização a todos. Só através do conhecimento poderemos combater este preconceito. Por isso é importante aproveitarmos todos os espaços, inclusive este aberto pela Câmara Municipal para a abordagem”.

Ainda sobre estigmas, o psicólogo observou o trabalho que faz por sete anos no PEVI. “Aproveito cada espaço para combater o estigma que tem sobre o dependente químico, afinal é um transtorno mental que tem tratamento, assim como as demais doenças e transtornos mentais”, concluiu.

A palestra com Henrique Botteon acontecerá nesta quinta-feira, dia 28, a partir das 19h00, no Plenário da Câmara. Os participantes podem efetuar as inscrições pelo link https://www.even3.com.br/set-amarelo/. Os participantes receberão certificados.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br