CIDADEDESTAQUESAÚDE

Setembro Amarelo: “Se Precisar, Peça Ajuda!”

http://www.minhasaojose.com.br

Setembro iniciou e com ele a “Setembro Amarelo”, que é considerada a maior campanha anti estigma do mundo.

Neste ano, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas, inclusive também serão promovidas pela Santa Casa de Misericórdia – Hospital São Vicente, que apoia a Campanha, e por órgãos públicos que tratam sobre a Saúde Mental.

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, chegando a 1,33 por 100 mil.

É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Muitas pessoas, por ignorância ou por uma cultura retrógrada, ainda permanecem doentes e não procuram auxílio profissional junto a psicólogos e psiquiatras.

Felizmente e devido a Campanhas como a Setembro Amarelo, muitas pessoas que sofrem com distúrbios mentais que, inclusive, podem levar ao suicídio, estão buscando auxílio, sem o peso dos estigmas e dos tabus.

Por isso a informação é tão importante. Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. Você também pode contribuir e salvar uma vida.

E lembre-se: Se precisar, peça ajuda!

Com informações do Portal Setembro Amarelo. Texto final: Natália Tiezzi

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br