SITUR – Sistema de Inteligência Turística será apresentado ao município
Objetivo é implantar o maior programa de desenvolvimento turístico que a cidade já teve
A Prefeitura Municipal assinou contrato com a ABET Engenharia Turística e já foi dado o start para início dos trabalhos de revisão do Plano Diretor de Turismo, uma exigência da legislação estadual para os Municípios de Interesse Turísticos. Em reunião on-line com o prefeito Marcio Callegari Zanetti, o secretário de Turismo, Francisco Arten, o diretor de Fomento ao Turismo, Mauro Amaral, a presidente do COMTUR local, Luciana Germek, o diretor-presidente do Departamento de Esportes e Cultura (DEC), Agenor Ribeiro, e a equipe de turismólogos e comunicadores da ABET foi possível definir os primeiros passos e estratégias.
Na ocasião, o diretor-executivo da ABET, Dener Fonseca, fez uma breve apresentação sobre o SITUR para que os gestores da pasta soubessem o que virá pela frente: “O Sistema de Inteligência Turística – SITUR de Rio Pardo, junto com a atualização do PDT e da criação da nova marca turística, visa ser a maior ação de desenvolvimento turístico que o município já teve. A ferramenta é uma plataforma 100% on-line, que reúne, em um só ambiente, dados atualizados da oferta e da demanda turísticas, além de contar com ferramentas que auxiliam na promoção de atividades turísticas e negócios do setor (como o Portal Turístico oficial da cidade). Será usada tanto pelo Poder Público quanto pela iniciativa privada, otimizando dados e munindo os agentes turísticos com informações estratégicas – por meio do Observatório do Turismo – para que planejem suas ações de forma muito mais assertiva e eficaz. Com o SITUR, São José do Rio Pardo se projeta com o status de município de interesse turístico e todos se beneficiam dessa gestão compartilhada”.
Nesta quinta-feira, dia 16, a ABET e a Prefeitura Municipal promovem o evento que apresentará o SITUR ao município. “Esta ação será ótima para começarmos com o pé direito, além de deixar restaurantes, bares, hotéis, pousadas, agentes turísticos e demais interessados a par sobre como o Sistema de Inteligência Turística nos ajudará no desenvolvimento e na promoção do turismo na nossa cidade. Um dos grandes resultados esperados é a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos nossos cidadãos e, por isso, é importante que cada um faça sua parte para que todos usufruam dos benefícios desse Sistema”, completa o diretor de Fomento ao Turismo, Mauro Amaral.
Para o secretário de Turismo, Francisco Arten, “a cidade em si tem muita beleza e isso já colabora para a promoção do turismo por aqui. Nossos rios, montanhas e a rica história da comunidade compõem elementos fortíssimos para impulsionar o setor. Atualmente já existe um programa de turismo bem elaborado no município e acredito que esse novo trabalho que estamos começando junto com a ABET – e que culminará na atualização do nosso PDT – lapidará o que já temos e nos ajudará a trabalhar melhor nossa comunicação, fazendo deste um projeto revolucionário”.
O prefeito Marcio Zanetti também se mostrou empolgado com a parceria: “Precisamos redescobrir e disseminar nossa vocação turística, o que temos de diferente e de maior valor. Acredito que envolver, desde o início, as pessoas que fazem da nossa cidade ser o que ela é, ouvindo as ideias e demandas de cada segmento, nos ajudará muito a elaborar um projeto que trará incontáveis benefícios ao dia a dia da nossa comunidade. Estamos muito entusiasmados com esse trabalho e a retomada do setor com o gradual controle da pandemia é um momento propício para o projeto deslanchar”.
DESENVOLVIMENTO DO SITUR
Ao longo dos trabalhos serão feitas pesquisas com a população diretamente ou não envolvida no turismo da cidade, além do levantamento da oferta turística disponível, para que possamos analisar, com base em dados reais, sobre qual deve ser o posicionamento turístico oficial.
A partir disso será criada a marca turística do destino, ou seja, um projeto imersivo e detalhado, que retrate a vocação turística da cidade. “A criação da marca visa alinhar a imagem do destino e o tipo de comunicação (o sentimento) que o município deseja transmitir a todos os seus stakeholders e vai contribuir para promover o engajamento no empresariado e enriquecer a troca entre trade, moradores e visitantes”, ressalta Fonseca.
A presidente do COMTUR, Luciana Germek, corrobora com essa visão: “Queremos que as pessoas resgatem o amor pelas suas raízes e se identifiquem com o que a cidade oferece. É realmente muito importante envolver a população nas ações que serão feitas, então despertar esse sentimento de coletividade com certeza deixará todos mais alinhados para construir o Plano Diretor de Turismo”. O diretor-presidente do DEC, Agenor Ribeiro, também mostrou suas expectativas: “Já temos alguns eventos marcados e estamos ansiosos para usar a nova marca turística oficial”.