Sob todos os ângulos: Projeto “São José do Rio Pardo 360” retrata pontos turísticos e históricos do município
Texto: Natália Tiezzi
Conhecimento, entretenimento, preservação, fomento ao turismo, sob ‘todos os ângulos’: tudo isso faz parte do Projeto “São José do Rio Pardo 360”, uma websérie de vídeos imersivos, gravados em 360º, sob o ponto de vista de uma pessoa caminhando pelos principais pontos de interesse histórico e turístico do município.
Desenvolvido pela equipe formada por Guilherme Ribeiro, Paulo Ribeiro e Claudete Oliveira, cinco vídeos foram produzidos e retratam as pecurialidades, por dentro e por fora, do Museu Rio-Pardense, Ponte Euclides da Cunha, Praça XV de Novembro, Ilha São Pedro e Cristo Redentor.
O Projeto é apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022).
De acordo com um dos produtores da websérie, Guilherme Ribeiro, os vídeos imersivos em 360° são uma tecnologia audiovisual que permite ao espectador explorar um ambiente em todas as direções. Com essa possibilidade, ele tem um papel ativo na criação de experiências únicas em cada exibição.
“Para a gravação foram realizadas visitas técnicas aos locais, com a análise dos melhores trajetos de filmagem, ângulos e detalhes a serem apresentados. Também foram definidos os dias e horários ideais, considerando tanto as condições de iluminação, quanto as questões logísticas, com o objetivo de potencializar a experiência imersiva”, explicou.
Além de uma experiência única para os rio-pardenses, o Projeto deve atrair a atenção de turistas a Rio Pardo, que poderão, num primeiro momento, conhecerem os espaços retratados na websérie, aguçando suas visitas presenciais.
Retratar os pontos turísticos e de interesse histórico dessa forma inovadora também contribuirá à preservação destes locais, uma vez que as pessoas terão conhecimento de como são e como devem ser preservados.
LANÇAMENTO DO PROJETO SERÁ QUARTA-FEIRA, 08 DE JANEIRO
Para quem já está ansioso para assistir a websérie, o lançamento oficial será quarta-feira, 08 de janeiro, a partir das 14h00, no Museu Rio-Pardense “Arsênio Frigo”, um dos locais retratados pelo Projeto.
Na ocasião, a equipe de produção estará presente para apresentar a tecnologia utilizada e compartilhar detalhes sobre o processo de produção. Além disso, os participantes terão a oportunidade de vivenciar uma experiência imersiva por meio de óculos de realidade virtual, proporcionando uma interação única com os vídeos em 360°.
O conteúdo desta inédita websérie, desenvolvida a partir desta nova tecnologia, também já está disponível no canal do YouTube: São José do Rio Pardo 360 – https://www.youtube.com/@sjrp360
Prestigie o lançamento e assista também pelo YouTube!