Tais e Jader: Casal conta como a prática do CrossFit transformou suas vidas
Entrevista e texto: Natália Tiezzi
CrossFit: uma modalidade de treinamento funcional até considerada ‘novidade’, que está ganhando cada vez mais adeptos, inclusive em Rio Pardo, e que faz parte da rotina de um casal: Tais Della Torre e Jader Ariosi.
Em entrevista ao www.minhasaojose.com.br ambos destacaram um pouco sobre como o CrossFit mudou e ainda muda suas vidas, não apenas do ponto de vista físico, mas mental e até profissional.
Eles explicaram como os treinos, que muitas vezes não são fáceis, mas prazerosos, contribuem também à vida pessoal, observando que a prática auxilia até mesmo na questão de maior convívio social. Ou seja: engana-se quem pensa que a modalidade é apenas para definir os músculos!
Embora cada um tenha sua profissão, sendo que Jader é graduado em Direito e empresário, e Tais é empresária e influenciadora digital, ambos têm no CrossFit uma devoção, uma entrega muito grande aos treinos, que, inclusive, já lhe renderam conquistas em algumas competições específicas.
O casal, que realiza os treinos na conceituada Cross Fit Rio Pardo deixou uma importante mensagem a todos que queiram praticar esse esporte. Quer saber qual foi? Confira, abaixo, a entrevista na íntegra e fique sabendo mais sobre este universo de treinamento funcional com os dois apaixonados (também pela modalidade)!
Tais e Jader, quando e por que vocês começaram no CrossFit? Vocês já praticavam algum outro esporte?
Jader: Desde pequeno sempre pratiquei esportes, dentre eles karatê, judô, natação, jiu-jitsu e academia. E fui convidado pelo meu grande amigo Gui (proprietário da Crossfit Rio Pardo) a fazer uma aula experimental em agosto de 2022, minha primeira aula foi um dia de recorde pessoal de back squat e lembro que agachei com 200 quilos. (tenho facilidade em exercícios de força por ter muitos anos de academia) daí pronto: apaixonei pelo esporte e nunca mais larguei! (risos).
Tais: Sempre fiz atividade física desde pequena, dança, futebol, basquete, jump… e por muito tempo eu era aquelas ratas de academia e bitolada em dieta (risos). O Cross eu iniciei em junho de 2022, estava acima do meu peso e tinha acabado de me separar, então acabei entrando por uma válvula de escape e me apaixonei pelo esporte. Nunca mais larguei e só me apaixono cada vez mais!
O que essa modalidade de treinamento mudou na vida de vocês (pessoal, profissional)?
Jader: É um esporte que ajuda a ter convivência com as pessoas, é tudo muito dinâmico e descontraído, você sai de lá feliz e isso melhora muito o meu dia e meu trabalho, fora a parte estética/saúde que é surreal a evolução.
Tais: Eu falo que o Cross mudou minha vida de todas as formas: eu estava em uma situação muito delicada da minha vida em tudo, emocional, físico e profissional – tudo “bagunçado” e nos treinos fiz muitas amizades, consegui perder peso, com isso elevei a autoestima e comecei a ter mais ânimo para trabalhar e seguir minha vida. Sou muito grata à família CrossFit, em especial à Camila e ao Gui, que me incentivaram muito. Digo que só não tive uma depressão na minha vida porque fui para esse esporte! Então o Cross realmente transformou minha vida!
O que é o melhor e o que é o pior na prática do CrossFit?
Jader: Ele é muito completo, onde existe LPO (levantamento de peso), ginástico e também muito cárdio/aeróbico. Cada pessoa tem facilidade em uma determinada área e dificuldade em outra, eu por exemplo tenho muita força e odeio correr (risos), mas vamos melhorando os pontos fracos e nos tornando melhores a cada dia.
Há alguma história engraçada ou momento marcante que vocês possam dividir, que ocorreu durante os treinos, competições?
Jader: Foi na nossa última competição, na Kvera Games em Ribeirão Preto, competimos na categoria Trio Scaled misto. Nossa equipe era formada por mim, Tais e o Alexandre Venezian, onde estávamos em 1° lugar e na última prova do primeiro dia a Tais foi fazer o rompe climb (escalar uma corda de 4,5 metros de altura) escorregou, arrancando toda a pele da mão/dedos… Era uma prova a qual ela tinha que terminar sozinha, não tinha como nós fazermos para ela. Nós olhávamos e ela com a mão toda sangrando, chorando e tentando subir para não perdermos o 1° lugar… até o fotógrafo parou e foi lá tentar dar um apoio moral – que desespero meu Deus! Resumo: zeramos essa prova e fomos para 4° lugar no primeiro dia, porém no segundo dia de competição, mesmo com ela com a mão toda machucada, ganhamos todas as provas e finalizamos o campeonato em 1° lugar: foi uma superação e garra enorme da equipe!
Por falar em competições, quais foram as mais importantes, assim como as conquistas mais especiais?
Ainda somos novos em competições, esse último campeonato que ganhamos do Kvera Games foi bem legal, e tem um campeonato que almejamos bastante que se chama PowerdByCoffe, que é realizado em Espírito Santo do Pinhal, sendo que nesse ano tiveram mais de 1.400 atletas competindo. Conquistamos o 7° lugar, de 72 trios da nossa categoria. É um evento muito grande e difícil, ano que vem vamos tentar um pódio, se Deus quiser!
Vocês treinam juntos? Como tem sido essa experiência?
Treinamos geralmente no mesmo horário e é bem engraçado, porque um fica corrigindo e chamando atenção do outro, mas ao mesmo tempo nos divertimos bastante e é um incentivo muito grande.
Como é levar o nome de Rio Pardo nestas competições?
Treinamos na CrossFit São Jose do Rio Pardo, localizada na Avenida Santos Dumont. É realmente muito gratificante poder representar o box e a cidade nas competições e não somos só nós, pois lá tem uma galera que deu show esse ano nas competições também, agradecemos de coração à Camila e o Guilherme Fernandes, proprietários do box e aos coaches Rafa e Isa por todo apoio e incentivo!
Vocês acreditam que o CrossFit melhora a convivência social?
Absurdamente! Diferente dos outros esportes, a galera é muito unida e sempre um torcendo para o outro, o acolhimento que o Crossfit traz é surreal, desde o iniciante até o mais experiente é todo mundo junto. Realmente nos tornamos uma família.
Para finalizar, qualquer pessoa pode pratica-lo? Quais são as sugestões de vocês para quem quer iniciar?
Sim, qualquer pessoa, não precisa ter experiência nenhuma. As aulas são divididas em iniciante/avançado, então todo mundo treina junto e no seu ritmo. Os coachs são muito atenciosos, os treinos começam com aquecimento/mobilidade, depois se aprende uma técnica específica e, por fim, o wod que é o treino com um mix de exercícios. Quem quiser participar pode marcar até 3 aulas experimentais sem custo algum na Crossfit Rio Pardo, é só entrar em contato pelo Instagram. Experimentem: vocês vão se surpreender com melhora da saúde, estética e a vida!