“Tia Katya”: Homenagem à 1ª professora de centenas de alunos rio-pardenses
Texto: Natália Tiezzi
Em continuidade às homenagens aos professores rio-pardenses ou que atuam em escolas de nosso município, o www.minhasaojose.com.br destaca, nesta semana, uma das mais queridas professoras do Colégio Unigrau/Rio Pardo, Katya Aparecida Naglio Dias Pinheiro, ou simplesmente “Tia Katya”.
Impossível algum aluno ter ‘passado’ pelo tradicional colégio e não ter tido o privilégio das aulas com a professora. Katya foi e é responsável pelo início da vida escolar de centenas de crianças, já que atua nos primeiros anos escolares, os chamados ‘Maternais’.
O carinho, a doçura e a gentileza com que Katya recebe anualmente seus aluninhos e aluninhas são marcas registradas e inspiram confiança dos pais, que deixam seus filhos tranquilamente aos cuidados da professora.
Quantas fraldas nossa querida Tia Katya ajudou a trocar e a ‘tirar’ dos pequenos? Quantos medos ela contribuiu para que as crianças perdessem? Quanto apoio e confiança foram passados a seus alunos no ambiente até então desconhecido da escola? Quantos abraços, beijos, mãos dadas dispensados aos estudantes mirins ao longo de tantos anos de Magistério?
A professora não é apenas um ‘patrimônio’ do Colégio Unigrau, mas de toda a cidade. Pais, alunos, colegas de profissão, comunidade escolar são unânimes aos elogios à Tia Katya por toda competência e dedicação que, sem dúvida, marcaram e marcam a vida na escola destes estudantes.
Quando se fala o nome dela, a primeira lembrança é amor: à profissão, ao frenético cotidiano na escola, que muitas vezes não é fácil, mas principalmente aos seus alunos e familiares.
Os primeiros professores são marcantes na vida de qualquer aluno. E Tia Katya marcou, marca e ainda marcará da maneira mais positiva possível muitas e muitas crianças.
Muito obrigada, querida professora, por principalmente amar o que faz e fazer do Magistério um verdadeiro sacerdócio, marcado por desafios, lutas e conquistas diárias!