Tiro de Guerra 02-038: Muito além das técnicas e disciplinas do Exército

Texto: Natália Tiezzi
“Escola de Civismo e Cidadania”. Este é o lema do Exército aos Tiros de Guerra, entretanto, em São José do Rio Pardo, poderia-se acrescentar “Conhecimento” ao emblemático título, já que o TG 02-038 exerce papel fundamental na formação dos jovens rio-pardenses, que vão muito além das técnicas e disciplinas militares.
E levar conhecimento, das mais diversas áreas, aos Atiradores já acontece há tempos no TG de Rio Pardo. Sargentos e Chefes de Instrução que passaram pela entidade, a exemplo de Tokarski, Lenildo e Welton promoveram trabalhos que ultrapassaram os muros da sede e ganharam notoriedade junto à comunidade.
E os bons exemplos de comando também foram adotados pelo atual Chefe de Instrução, 1º Sargento Juarez Machado Homem, que assumiu o Tiro de Guerra em dezembro de 2024 e vem promovendo um excelente trabalho com os dezenas de jovens convocados a servir neste ano.
Essas atividades extra-curriculares são promovidas dentro e fora da instituição. Dias atrás, os Atiradores estiveram presentes na sede do Corpo de Bombeiros, onde participaram de uma instrução sobre Noções de Atendimento Pré-Hospitalar e Técnicas de Combate a Incêndio. O objetivo foi capacita-los a agir com responsabilidade e eficiência em situações de emergência, reforçando a importância do preparo físico, técnico e psicológico.



Por falar em Saúde Mental, o grupo também participou de palestra com o psicólogo Fábio Calsone, que trouxe aos Atiradores reflexões sobre o cuidado emocional, empatia e escuta ativa no cotidiano militar e na vida civil.
A Saúde e o Bem Estar foram destacados em encontro dos jovens com o nutricionista Fábio Tavella, que ministrou palestra acerca de Noções de Nutrição, com temas relacionados a bons hábitos alimentares, que melhoram o desempenho físico e a manutenção da saúde, fundamentais na rotina dos Atiradores.
Além do conhecimento aos jovens, a intenção é que eles difundam essas informações junto a familiares e amigos fora do Tiro de Guerra, sendo essa uma forma que a entidade encontrou para contribuir às famílias e à sociedade.
Todavia, o TG não faz nada sozinho. Além da parceria com os palestrantes e profissionais, a família desempenha papel fundamental na formação dos Atiradores. Reuniões, encontros, festividades e eventos militares fazem parte do calendário e os familiares sempre marcam presença, fortalecendo os vínculos junto aos jovens e a instituição.
Em atos de civismo e cidadania, os Atiradores ainda participam e participarão de Campanhas Solidárias, eventos cívicos, como já ocorreu no aniversário da cidade, e em ações em que o Exército se faz presente ao auxílio da população.
Ainda, nas últimas semanas, a entidade também recebeu a visita de representantes do Poder Executivo para estreitar e fortalecer laços junto às Secretarias Municipais. Em visita à sede, servidoras da Pasta de Turismo e Cultura se reuniram com o Sargento Machado para discussões sobre a participação do TG na próxima Semana Euclidiana. Também esteve presente à entidade o secretário municipal de Gestão, Paulo Boldrin, que participou de reunião, com foco no alinhamento de ações previstas no acordo de cooperação entre a Prefeitura e o Exército Brasileiro, reforçando o compromisso com manutenções e melhorias das instalações do Tiro de Guerra.

Por tudo isso e há tempos o Tiro de Guerra deixou de ser apenas um período de disciplina militar aos jovens: ele contribui de forma inerente à vida pessoal e profissional de seus participantes, com qualidade, responsabilidade e respeito.
O www.minhasaojose.com.br parabeniza o 1º Sargento Machado pelo excelente trabalho até aqui realizado no Tiro de Guerra e junto aos Atiradores – um exemplo a ser seguido por outras instituições que também assistem a jovens pelo município!