União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/SP promove I Encontro Virtual dos Polos
Nesta terça-feira, dia 15, a União Nacional dos Conselhos Municipal de Educação – seccional São Paulo, promove o I Encontro Virtual dos Polos da UNCME/SP. O tema abordado será “Esperançar – a chama da Educação na órbita da construção coletiva”.
“O evento é de culminância das ações desenvolvidas, no âmbito da coletividade, entre a Diretoria de Polos da UNCME/SP e os núcleos regionais que a compõe, enquanto organismo vivo de reflexão à Educação e suas vertentes”, explicou Milton Herrera, conselheiro municipal de educação e um dos membros da Diretoria Executiva da UNCME/SP.
Na terça-feira, o evento ocorrerá em dos períodos, sendo no período da manhã, das 8h às 11h, e no período da tarde, das 14h às 17h, e será transmitido no Canal da Diretoria de Formação da UNCME/SP, no YouTube.
O Encontro é gratuito, porém os organizadores pedem para que os interessados façam suas inscrições
por meio do: https://www.sympla.com.br/i-encontro-virtual-dos-polos-da…
Os organizadores também destacaram que para obter a certificação é obrigatório que se preencha o formulário de inscrição, considerando que os certificados serão digitais e encaminhados para o e-mail informado.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
PERÍODO DA MANHÃ
[Acesso no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=08KWH-x3JSk]
8h – SOLENIDADE DE ABERTURA DO EVENTO
Anfitriã: Ana Lúcia Porfírio – Diretora de Polos da UNCME/SP
ATIVIDADE CULTURAL:
Apresentação performática da Cia Erva Doce: “Educação – a chama da Esperança”.
8h40 – “A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO AMBIENTAL NA SALA DE AULA”
Professora Mestra Catarina Peixoto, que é Bióloga, Especialista em Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ, Especialista em Sustentabilidade na Cadeia de Valor pela Universidade de Cambridge e Mestre em Engenharia Ambiental pela UERJ e atualmente está Diretora Técnica da Draxos Consultoria e Gestão Ambiental, do Rio de Janeiro.
Juliana Cardoso, que é Oceonógrafa pela Universidade Federal do Pará – UFPA, Educadora Popular, Analista de Projetos na Draxos Consultoria e Gestão Ambiental, no Rio de Janeiro e Cofundadora da AME o Tucunduba – @ameotucunduba.
9h30 – RODA DE CONVERSA: a ser mediada pela Conselheira Agatha dos Santos, que está membro da Câmara de Educação Infantil e do Conselho Fiscal da UNCME/SP e, também, docente da Educação Básica nos Municípios de Suzano e Mogi das Cruzes, Estado de São Paulo, atuando na Educação Infantil.
9h40 – “PRIMEIRA INFÂNCIA EDUCAÇÃO: A URGÊNCIA DO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL”
Arianna Praes, que é educadora, psicanalista e terapeuta. Atuou como educadora social e gestora de projetos sociais durante 23 anos, sendo conselheira de direitos humanos na esfera educação em contextos de vulnerabilidade social. Tem larga experiência na formação de profissionais da educação e da assistência social e atualmente coordena a Rede Talismã voltada para a saúde mental de profissionais da educação e saúde.
15h30 – RODA DE CONVERSA: a ser mediada pelo Conselheiro Milton Herrera, que está Secretário Geral da UNCME/SP e Presidente do Conselho Municipal de Educação de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo.
11h – ENCERRAMENTO DO PRIMEIRO MOMENTO
PERÍODO DA TARDE
[Acesso para o YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=NiGUQ5i1Aog]
14h – ABERTURA
ATIVIDADE CULTURAL:
Apresentação musical “En_cantarolar”, promovido pelo Conselho Municipal de Educação de Alumínio, Estado de São Paulo.
14h40 – “EDUCAÇÃO INTEGRAL NA ÓRBITA DA COMPLETUDE DO SUJEITO”
Professor Doutor Romualdo Dias, Professor da UNESP, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Campus de Rio Claro. Formado em Filosofia e em Pedagogia, Mestrado em Educação e Doutorado em Filosofia Política pela UNICAMP. Pós-Doutorado em Ciências Políticas pela Universidade Complutense de Madri, Espanha. Atua na área de Educação e Movimentos Sociais colaborando com a formação de lideranças e com o desenvolvimento de comunidades.
10h30 – RODA DE CONVERSA: a ser mediada pela Conselheira Ana Lúcia Porfírio, que está Diretora de Polos da UNCME/SP e, também, Conselheira Municipal de Educação e Coordenadora Geral do Fórum Municipal de Educação, ambos do Município de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo.
15h40 – “EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: INCLUIR É VIVER A BELEZA DA DIVERSIDADE”
Professora Doutora Maria Teresa Eglér Mantoan, que é Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença – LEPED/UNICAMP. Oficial da Ordem Nacional do Mérito Educacional – reconhecimento a contribuição à Educação brasileira. Dedica-se, nas áreas de pesquisa, docência e extensão, ao direito incondicional de todos os alunos à educação escolar de nível básico e superior de ensino.
16h30 – RODA DE CONVERSA: a ser mediada pelo Conselheiro Laércio Pereira, que está Presidente do Conselho Municipal de Educação e, também, Diretor de Escola, ambos no Município de Cajamar, Estado de São Paulo.
17h – ENCERRAMENTO DO EVENTO