Unique: Quatro anos de muita Lingerie e Intimidades para Rio Pardo e o Brasil
Entrevista e texto: Natália Tiezzi
Quando se sabe sonhar, também se sabe realizar. Assim aconteceu com o jovem casal de empresários, Nayara Perpétuo da Silva e Marcel Belanzuoli da Silva que, quatro anos atrás, abriu uma loja de lingeries e intimidades, ainda modesta, na Rua Treze de Maio, mas que apresentou e trouxe uma ‘nova cara’ para a lingerie e acessórios sensuais em Rio Pardo: a Unique Lingerie e Intimidades.
Hoje, a loja, estabelecida à rua Fransciquinho Dias, no coração da cidade, é uma referência quando o assunto é roupas íntimas de qualidade e preços acessíveis, bem como em acessórios para deixar as relações ainda mais, digamos, excitantes e prazerosas.
Mas, como na maioria das empresas, o sucesso não aconteceu da noite para o dia. Em entrevista ao www.minhasaojose.com.br, Nayara e Marcel contaram um pouco sobre essa trajetória que, segundo eles, acontece no cotidiano movimentado das vendas, inclusive pelo e-commerce, ferramenta que a Unique começou a utilizar bem antes da pandemia e que atualmente é uma necessidade, já que boa parte dos clientes fazem seus pedidos pelas plataformas de compras digitais.
“Sabíamos onde queríamos chegar desde o momento que abrimos a Unique pela primeira vez na rua Treze de Maio. A ideia não era apenas abrir mais uma loja de lingerie, mas ‘a loja’ de lingerie, onde os clientes pudessem encontrar tudo em um só lugar, com peças para o dia-a-dia a ocasiões especiais. Além disso, dispor de uma variedade em intimidades que também atraísse os clientes para a loja para saberem das novidades”, explicou Nayara.
Além da ampla variedade e preços, outro diferencial da Unique é o atendimento. “Existe uma atenção e discrição muito grande de nossas colaboradoras, pois muitas pessoas vêm até a loja e contam detalhes de suas relações para encontrarem uma peça íntima bacana para uma ocasião especial ou estão tentando reconciliações, surpresas, enfim, há inúmeras situações que são colocadas aqui na loja e que necessitam que sejamos muito discretas durante o atendimento e, ao mesmo, tempo atenciosas, pois isso não é mérito é obrigação de quem trabalha no comércio, atrás dos balcões. Cada cliente espera essa atenção, esse carinho e comprometimento, que aqui na Unique são bem característicos e fazem, sim, toda a diferença nas vendas, o que as torna bem natural, mesmo quando são produtos íntimos, por exemplo”, destacou a empresária.
E-COMMERCE: REALIDADE ANTES, DURANTE E DEPOIS DA PANDEMIA
E por falar em vendas, a Unique diversificou a forma de chegar aos clientes por meio do e-commerce e adotou essa forma de comércio muito antes da pandemia. “Sempre planejamos alcançar novos clientes e o e-commerce foi fundamental para isso. A pandemia só fez esse tipo de comercialização aumentar aqui na loja, já que passamos meses fechados por conta da Covid-19 e, sem dúvida, ele foi fundamental para manter a loja”, explicou Marcel, que coordena as atividades na área.
Ele informou que atualmente a Unique está nas principais plataformas de vendas online como o Mercado Livre, Americanas, Shopee, ShopeTime, Submarino.
A Unique também garante boas vendas por meio do site www.uniquelingerie.com.br e das redes sociais da loja, como o Instagram: unique_intimidades e unique.sexshop_, além do WhatsApp (19) 98109-5895.
“Temos uma grande clientela da região que também adquire os produtos Unique pelas redes sociais, inclusive pessoas de São José que ainda se sentem tímidas aos produtos sensuais e os recebem com total discrição em casa”, observou Marcel.
As vendas pela Internet equilibram com as realizadas diretamente na loja física, sendo 40% e 60%, respectivamente. “E agora nosso e-commerce vai melhorar ainda mais, pois teremos uma colaboradora só para cuidar disso aqui na Unique. Graças a Deus também estamos criando oportunidades de trabalho. Nossa equipe passará a contar com três colaboradoras, além do Marcel e eu”, destacou Nayara.
AS MELHORES MARCAS E O “HSM HOPE”
Diversidade em marcas e produtos sempre foi uma das características da Unique desde que iniciou suas atividades em 2018. “Nossos clientes se acostumaram a vir à loja para conferir as novidades e temos que te-las em todas as coleções: desde as peças para cotidiano até aquelas mais elaboradas e diferenciadas”, afirmou Nayara.
Marcas como Nayane Rodrigues, Bon Jour, Plié, que vão da linha básica à cirúrgica são referências na Unique, além das marcas especiais de lingeries sensuais e plus size.
A loja também é HSM Hope, ou seja, “Hope Sob Medida”. “Conquistamos esse importante reconhecimento da Hope e tudo que é lançado pela marca a Unique recebe com prioridade, além de exclusividade em markting, divulgações. Hoje temos orgulho em dizer que a Unique é prioridade no calendário industrial da Hope. Tudo isso visando nossos clientes, pois a marca garante 30% do faturamento da loja, sendo uma das mais procuradas, aceitas e desejadas de nosso público”, disse a empresária.
A Unique conta ainda com uma linha completa em pijamas, dos mais simples aos mais sofisticados, coleção completa em chinelos de quarto e aquela ala especial da loja dedicada aos produtos sensuais e acessórios.
O aprimoramento nas vendas também faz parte da rotina de trabalhos na Unique. “Muitas vezes as próprias marcas nos proporcionam treinamentos especiais, workshops e sempre participamos para aprimorar nossos conhecimentos. A arte de comercializar lingerie vai muito além de oferecer o produto. É preciso conhecer, saber o que está se vendendo para que o cliente possa confiar sua compra”, destacou o casal.
A UNIQUE EM EXPANSÃO
Nayara e Marcel estão otimistas com o futuro da Unique e planejam expandir a empresa, mas sempre com “os pés no chão”. “Sempre fomos muito otimistas com o futuro da Unique, entretanto, tudo aqui é feito com muito plajenamento. E faz tempo que planejamos esse crescimento. Nos próximos dois anos a ideia é abrir pelo menos mais 3 filiais na região, em cidades que ainda não decidimos, mas que já estamos estudando as possibilidades”, disse o casal.
Sobre o segredo para o progresso em apenas quatro anos, Nayara e Marcel destacaram o trabalho e a humildade. “Sabemos exatamente todos os nossos lucros e estamos investindo aqui na loja. Não esbanjamos, somos realistas e trabalhamos muito, cerca de 10, 12 horas por dia. Talvez esse seja o segredo para o progresso da Unique. E vamos continuar assim, com muita humildade, quando abrirmos nossas filiais. Bom senso, equilíbrio e sensatez fazem a diferença ao êxito comercial”, concluiu o casal de empresários.