UNISARAU reuniu centenas no Epidauro: Evento destacou “Cores, Sons e Histórias das regiões brasileiras”
Texto: Natália Tiezzi
Uma noite especial, que destacou o “Brasil Mosaico: Cores, Sons & Histórias das Regiões Brasileiras” marcou o UNISARAU 2024, evento promovido pelo Colégio Unigrau, que contou com a participação dos alunos, professores e coordenadores do Ensino Fundamental II.
O Epidauro, local escolhido para a tradicional festa, realmente tomou a cor, o som e retratou muita história de cada região do Brasil, apresentados com alegria e entusiasmo pelos jovens estudantes.
A arquibancada do teatro de arena ficou tomada por pais, avós, tios e público em geral, que prestigiaram as marcantes performances, que explorou a riqueza cultural de cada parte deste imenso país.
O Padre Rogério Moreira, diretor do Colégio, iniciou as festividades com uma oração, abençoando a todos. As coreografias e performances foram de autoria da educadora física Carol, com o auxílio da professora Gláucia.
A primeira turma a se apresentar foi o 9º ano A, que destacou a vibrante energia da região Norte através do Carimbó, além da apresentação da música “Tic Tic Tac” e o poema “Saudades do Amazonas”.
Após, os alunos do 6º ano B contaram as maravilhas do Sudeste e as tradições do Congado, com a melodia nostálgica de “Aquarela do Brasil” e o poema “No Meio do Caminho”.
Já o 7º ano A retratou a região Nordeste por meio do Frevo, além da apresentação da música “Romaria” e emocionante poema que exaltou as belezas e tradições nordestinas.
Os alunos do 7º ano B também homenagearam a rica região Nordeste e apresentaram a dança Maracatu dos Arcos, seguida da música “Bicho de 7 Cabeças” e encerrando com o poema “Saudade do Meu Pedacinho Chão”.
A turma do 8º ano A abordou a região Sul, trazendo a expressividade do Tango, além da canção “Tertúlia” e da “Poesia Sobrevive ao tempo”.
As tradições do Centro Oeste foram retratadas pela turma do 9º ano B, com a dança Siriri, além da canção “Tocando em Frente”, fechando com um poema que convidou a todos a contemplar a serenidade do entardecer.
Alunos e professores do 1º e 2º anos do Ensino Médio também participaram fazendo alusão ao Centro-Oeste brasileiro com o ritmo envolvente da canção “Sinônimos”, de Zé Ramalho.
A região Sul foi retratada, ainda, pelos alunos do 8º ano B, que enalteceram a Milonga, seguida pela melodia “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor e emocionando a todos com a “Prece de Maria”.
Fechando as apresentações, os alunos do 6º ano A destacaram a região Sudeste, no ritmo da Catira, seguida da melodia suave de “Chega de Saudade” e o poema “O Meu Viver”.
O encerramento foi mais um ponto de destaque da noite, onde alunos, professores retornaram ao palco e convidaram a todos a cantarem juntos a música “A Paz”, transmitindo uma mensagem de harmonia e união.
“Assim concluímos uma noite memorável, repleta de talento, cultura e união. Que cada apresentação, cada dança, cada poesia tenha tocado nossos corações e nos lembrado da riqueza das nossas tradições. O Colégio Unigrau agradece imensamente a todos os alunos, professores, familiares e amigos que contribuíram para o sucesso deste evento. Até o próximo encontro”, concluiu a direção da instituição de ensino.
Pais, familiares e público elogiaram o evento, destacando a participação de tantos adolescentes dançando músicas regionais e declamando poesias, principalmente nos dias atuais, onde quase tudo se tornou virtual.
Muitos também destacaram as mensagens reflexivas de cada apresentação, assim como o marcante refrão da última música.
“Só o amor, muda o que já se fez;
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a Terra inteira feliz.”
Demais fotos do evento estarão disponíveis em breve no Facebook do Colégio Unigrau