Vacinação Antirrábica: Munícipes devem agendar a vacina e levar os animais até o CCZ
A vacinação antirrábica de rotina já está acontecendo em São José do Rio Pardo. Embora a campanha da vacina em massa tenha sido suspensa pelo governo estadual em virtude da Pandemia, que gerou uma grande crise sanitária no país, e também pelo fato que não existem registros da Raiva Canina Furiosa há 20 anos, a Saúde Municipal está realizando a vacinação, porém de forma diferente neste ano.
Em entrevista à Imprensa da Prefeitura, a veterinária Bruna Carrera, do Centro de Controle de Zoonoses explicou que a vacinação antirrábica de rotina só acontecerá no CCZ, cuja proposta foi uma determinação estadual devido à Pandemia. “Neste ano não haverá postos volantes. O posto fixo de vacinação será o CCZ e as vacinas estão sendo aplicadas em cães e gatos às terças e quartas-feiras, das 8h00 às 11h00, no endereço Rua Adolfo Bacci, 50”, informou.
A veterinária alertou para que os munícipes agendem o dia que trarão os animais para vacinar, já que a procura está sendo muito grande e as doses estão chegando de forma gradual. “Ao contrário do que acontecia quando havia a campanha, onde recebíamos um número grande de doses, neste ano estamos com número limitado mês a mês. Por isso é importante que as pessoas liguem antes para o CCZ e se informem quanto à disponibilidade da vacina ou então agendem para que os animais não fiquem sem receber a dose.
Para famílias que possuem um grande número de animais a serem vacinados, Bruna disse que a vacinação ocorrerá mensalmente. “As doses, embora limitadas, estarão disponíveis mensalmente. Também acatando uma decisão estadual, o CCZ não pode dispensar equipes para vacinação nas residências por conta da Covid-19”.
Bruna afirmou estar surpresa com a grande procura pela vacina. “Isso mostra que a população realmente está preocupada com os animaizinhos de estimação. Mas, como a procura está alta, não queremos que as pessoas venham até aqui e vão embora sem o animal receber a vacina. Por isso reforço o pedido para que entrem em contato e agendem para que os animais sejam vacinados”, finalizou.
O telefone do Centro de Controle de Zoonoses é 3682-9330.