Vereadora Lúcia Libânio é eleita a nova presidente da Câmara para o biênio 2023/2024
Na tarde de quarta-feira, dia 14, ocorreu a eleição à nova Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 na Casa Legislativa, que ocorreu no Plenário e contou com as presenças dos vereadores Rafael Kocian, Lúcia Libânio, Gabriel Navega, Eduardo Ramos, Henrique Torres, Paulo Sérgio Rodrigues, Antônio José Quessada Neto, Moraci Bállico, Pedro Giantomassi e Dr. Romano Cassoli.
Uma chapa foi apresentada, composta por Lúcia Libânio (presidente), Gabriel Navega (vice-presidente), Thais Nogueira (1ª Secretária), Dr. Romano (2º Secretário) e Fernando Gomes (3º Secretário). O vereador Henrique Torres apresentou candidatura isolada à presidência, sem a composição de chapa, o que é previsto conforme o Regimento Interno.
A votação ocorreu de forma nominal, onde os vereadores presentes puderam expressar seus votos, e a chapa encabeçada pela vereadora Lúcia Libânio venceu por sete votos, sendo dos vereadores Rafael Kocian, Dr. Romano Cassoli, Pedro Giantomassi, Lúcia Libânio, Eduardo Ramos, Gabriel Navega e Moraci Bállico, contra três ao candidato vereador Henrique Torres, que obteve os votos dos vereadores Paulo Sérgio Rodrigues, Toco Quessada, além do próprio voto.
Antes da votação, o vereador Henrique explicou os motivos que o levaram a optar pela candidatura, principalmente no tocante à nova experiência na vereança e na colaboração a ideias para o desenvolvimento do município, cujas ações têm sido promovidas desde o início de seu mandato na Câmara, sendo que poderia colaborar ainda mais assumindo a presidência da Casa de Leis.
Já eleita, a vereadora Lúcia Libânio parabenizou o vereador Henrique, inclusive pela coragem de disputar a eleição solo à presidência, destacando que também precisará do apoio do mesmo, assim como dos demais vereadores, para desenvolverem um trabalho cada vez mais em equipe, independente de siglas. “Todos terão liberdade de trazer ideias, opiniões, críticas. Quero dividir com vocês minhas experiências nesta Casa, ajudar naquilo que sei e aprender muito também. Estarei aberta ao diálogo e quero que todos trabalhemos em equipe, independente de partidos, para que possamos contribuir para o benefício da população e ao desenvolvimento da cidade, que tanto necessitam de nós enquanto vereadores”, destacou a presidente eleita.
Os demais vereadores parabenizaram a vereadora, em especial o presidente Kocian. “Tenho muito orgulho em passar a presidência à Lúcia, uma mulher, que com certeza contribuirá muito com o desenvolvimento desta Câmara com sua experiência e aquele toque feminino que faz muito a diferença. Parabéns e muito boa sorte à Lúcia”.
KOCIAN: PRESIDÊNCIA ENCERRADA COM GRATIDÃO E SATISFAÇÃO
Ao final do Expediente Livre promovido durante a Sessão Ordinária de terça-feira, dia 13, o vereador professor Rafael Kocian disse que estava encerrando sua presidência na Câmara com muita gratidão e satisfação.
“Essa é a última Sessão Ordinária que presido e tenho muito orgulho de tudo que promovemos nestes dois últimos anos nesta Casa de Leis e que também puderam contribuir à população. Agradeço a cada vereador pela troca de experiências, pela confiança em nosso trabalho, e a cada servidor, pois sem eles esta Câmara não funciona e realmente temos uma equipe exemplar”, disse.
Kocian observou que não foi fácil exercer a presidência da Câmara. “Foi uma função desafiadora, pois quando assumi como presidente tinha uma ideia completamente diferente do que realmente é presidir essa Casa. O universo é muito maior do que manter diálogos entre os Três Poderes: é de comprometimento, dedicação, estudos e muita vontade para fazer dar certo em praticamente tudo aqui no Legislativo, em todas as frentes”.
Ele citou também algumas ações, sendo muitas delas com o apoio dos demais vereadores, que foram implantadas na Câmara como o Plano de Carreira dos servidores do Legislativo Municipal, ampliação da transparência e comunicação da Câmara junto à comunidade, a votação eletrônica em Plenário, o Programa Câmara Sustentável, ouvidoria e controladoria interna, redução de tarifas bancárias, a Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo”, reforma do mobiliário do Plenário, o novo Auditório Público, que está em fase de conclusão, a reforma do telhado e coleta de água, cujas obras serão iniciadas em breve.
“Encerro esse caminho pela presidência desta Casa com muita tranquilidade e a sensação de gratidão, dever cumprido e satisfação por tudo que realizamos”, finalizou.
Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal