Vereadores jovens tomam Posse e participarão de Sessão Ordinária na Câmara Municipal
As atividades do Parlamento Jovem, edição Ensino Fundamental II, iniciaram na noite de quinta-feira, 16, com a cerimônia de Posse dos 15 jovens vereadores eleitos, estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares do município.
A presidente da Câmara Municipal, vereadora Lúcia Libânio, presidiu a cerimônia, que também contou com a presença da vice-prefeita Algemira Pinheiro de Souza, do 1º Sargento e Chefe de Instrução Welton Luis Monteiro Farias, da Supervisora de Ensino Ariane Schiavon e Silva e da secretária municipal de Educação, Mariana Panizza Locatelli.
Os 15 jovens vereadores fizeram o Juramento do Vereador, lido pela presidente do Parlamento Jovem, a jovem vereadora Maria Eduarda da Silva, tendo ao lado na formação da Mesa a jovem vereadora Isadora Bilon dos Santos (1ª Secretária) e o jovem vereador João Gabriel Silvério Blumlein (2º Secretário).
Após a leitura do Termo de Posse, realizado pela chefe de gabinete parlamentar, Natália Tiezzi Manetta, que conduziu o Cerimonial, os jovens vereadores foram diplomados e empossados.
Alguns deles tomaram a palavra e primeiramente agradeceram a oportunidade de a Câmara Municipal proporcionar a chance de todos estarem mais próximo do Legislativo e vivenciarem a vereança, principalmente exercendo a cidadania, a cooperação e propondo Projetos de Lei que possam contribuir ao desenvolvimento do município.
Por falar nisso, os jovens vereadores aproveitaram a oportunidade para destacarem um pouco sobre os PLs, entre eles voltados às áreas de Saúde, Acessibilidade, Planejamento Urbano, etc.
EXERCENDO A CIDADANIA: APRENDENDO POLÍTICA E CONTRIBUINDO AO MUNICÍPIO
“O papel do Parlamento Jovem traz apontamentos e soluções, que formam agentes de construção social, e contribui para o crescimento pessoal e profissional. Que os eleitos consigam absorver muitos conhecimentos sobre um tema tão importante para a sociedade atual, a cidadania, que tem que estar em todos os laços, sejam eles profissional ou familiar, e que o objetivo é formar cidadãos de bem, engajados e participativos. Que juntos possamos conseguir construir uma cidade melhor. Parabéns a todos!”, destacou a vereadora Lúcia Libânio em seu discurso.
A secretária Mariana Panizza observou a importância da democracia aos jovens vereadores para que possam pensar no todo, se empenharem ao bem comum. “Que as ideias expostas nos Projetos de Lei saiam do papel e possam ser executadas e mesmo se não forem que vocês também saibam ceder, debater, ouvir os colegas do Parlamento, pois isso também faz parte do ato democrático”, ressaltou, parabenizando os 15 jovens vereadores.
Em tempo: Todos os Projetos de Leis desenvolvidos pelos jovens vereadores estarão disponíveis em revista eletrônica, que será divulgada pela Câmara Municipal por meio do site institucional em breve.
CONVITE À SESSÃO ORDINÁRIA DO PARLAMENTO JOVEM
Na tarde desta sexta-feira, às 15h00, será promovida a Sessão Ordinária Deliberativa do Parlamento Jovem. Os 15 jovens vereadores explanarão, debaterão e votarão os Projetos de Lei por eles desenvolvidos.
Além disso, escolas, professores e alunos co-autores dos PLs serão homenageados com Moções de Congratulações, que serão entregues durante a Sessão.
Todos estão convidados a prestigiarem as explanações dos jovens vereadores presencialmente, no Plenário da Casa de Leis, ou através dos canais digitais (Facebook e YouTube), já que a Sessão será transmitida ao vivo.