Vereadores pedem a presença do Prefeito para elucidar assuntos relevantes da Administração Pública
Durante a 31ª Sessão Ordinária da Câmara, promovida na tarde de terça-feira, dia 13, os assuntos mais evidenciados pelos vereadores, que foram temas de indicações e requerimentos, foram manutenções públicas.
O vereador Antônio José Quessada Neto (Toco) solicitou ao Executivo informações sobre reparos em escadão de acesso à Avenida Perimetral. “O local precisa de reparos urgentes, pois está bem danificado e muitos munícipes já sofreram quedas por conta das más condições”, observou.
Já o vereador professor Rafael Kocian sugeriu que a Prefeitura efetue conserto em bancos no ponto central de ônibus circular. “A maior parte dos bancos está quebrada, oferecendo riscos de acidentes aos usuários do transporte coletivo urbano, inclusive relatados por vários deles”, destacou.
Já o vereador Gabriel Navega solicitou ao Executivo e à Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviços informações sobre previsão de recapeamento no bairro Jardim Margarida, justificando como sendo uma demanda de moradores do referido bairro.
Demais vereadores também aproveitaram a explanação sobre a propositura e sugeriram, durante a Sessão, que a Prefeitura e a referida Secretaria elaborem e divulguem um cronograma sobre o recapeamento e operação tapa-buracos pelos bairros.
Por fim, o vereador Moraci Bállico também solicitou ao Executivo informações sobre a possibilidade de realização de serviços de reparo em pequeno trecho de asfalto na Santa Casa. “Este é o trecho de acesso entre o hospital e o IML e está muito danificado. A Santa Casa não disponibiliza de material, nem maquinário para a realização do serviço, por isso gostaria de saber se há possibilidade de a Prefeitura promove-lo”, concluiu.
EXPEDIENTE LIVRE
Durante o Expediente Livre alguns vereadores fizeram uso da palavra, entre eles Paulo Sérgio Rodrigues, que trouxe à tona alguns assuntos que, segundo ele, precisam de esclarecimentos por parte do Executivo.
“Gostaria que o líder do Executivo aqui na Câmara, vereador Gabriel Navega, atentasse ao prefeito esses assuntos, entre eles como está o andamento do cadastro para as casas populares, pois muitas pessoas vêm questionando sobre esse processo”, disse.
Paulo Sérgio ainda indagou sobre os números da Covid-19 em Rio Pardo. “Há meses que o Boletim Informativo sobre a doença não é divulgado. Não sabemos a real situação do município, número de casos, óbitos, enfim, a Prefeitura precisa dar mais transparência a essas informações, que são relevantes”.
Assuntos relativos à infraestrutura, principalmente em estradas rurais e novamente os programas de recapeamento também foram destacados durante o Expediente Livre.
Já a vereadora Thais Nogueira voltou a falar sobre o problema e o crime das queimadas no município. “Novamente e com muita tristeza abordo este tema, que ficou ainda mais evidenciado nos últimos dias devido às extensas áreas tomadas pelo fogo em nossa cidade, principalmente na zona rural. Reconheço o trabalho realizado pela Prefeitura, pelos Bombeiros Civis, muitas vezes auxiliado pela própria população, mas é necessário otimizar o serviço de combate às chamas. Os danos não são somente ambientais, mas quando se perdem lavouras, como foi o caso neste último incêndio que durou quatro dias, postos de trabalho também podem ser perdidos, já que a agricultura gera muitos empregos por aqui”, observou a vereadora.
Assim como ocorreu semanas atrás, os vereadores voltaram a pedir a presença do Prefeito Marcio Zanetti na Casa Legislativa para elucidar estes e outros assuntos.
O vereador Gabriel Navega informou que o prefeito Márcio Zanetti estará na Câmara nas próximas semanas, juntamente com o secretariado municipal, para esclarecer estes assuntos e informar aos demais vereadores e população sobre as pautas levantadas, entre outras abordagens.
A vereadora Lúcia Libânio destacou a disponibilidade do Prefeito, que sempre procurou atender aos pedidos dos vereadores para reuniões e esclarecimentos.