Vizinhança Solidária, Conseg e PROERD auxiliam na Prevenção Criminal no município
Na noite de segunda-feira, 24, a Câmara Municipal, por meio do Programa Escola do Legislativo, abordou mais um tema relevante à sociedade, “Prevenção Criminal”, que foi explanado pelo Capitão PM Carlos Roberto Negrini.
Os trabalhos foram conduzidos pelo diretor do Programa, vereador professor Rafael Kocian, tendo como convidados o 2º Sargento PM Mateus da Cunha Bernardi, Comandante da PM em Rio Pardo, o presidente do Conseg – Conselho Comunitário de Segurança, Marco Bertho, e o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Éric Pinheiro Portela.
Com bom público presente e também internautas que acompanharam a palestra ao vivo pelos canais digitais da Câmara, Negrini iniciou destacando o que é Segurança, um pouco da história da Polícia Militar do Estado de São Paulo e seus principais objetivos, entre eles o de proteger as pessoas, fazer cumprir as leis, combater o crime e preservar a ordem pública.
Além disso, o Capitão observou que em relação à Prevenção Criminal, a PM objetiva manter indicadores favoráveis e a sensação de segurança da população; manter e ampliar o trabalho em conjunto com os demais órgãos de segurança (combate ao microtráfico, captura de procurados, apreensão de armas, vídeo monitoramento etc.), além de estimular a participação da comunidade na prevenção criminal – Segurança Primária.
“Os baixos índices criminais refletem diretamente na qualidade de vida da comunidade, no desenvolvimento econômico e social do município, e por isso é tão importante não apenas a ação da PM, mas o auxílio da população e demais órgãos que contribuam a esse objetivo”, enfatizou.
Ao longo da abordagem, Negrini destacou dados específicos com índices de criminalidade em São José do Rio Pardo, sendo que somente neste ano, entre janeiro e 16 de junho, 53 procurados foram capturados, 70 pessoas presas em flagrante, 115 veículos foram recolhidos, 40 autuações por tráfico de entorpecentes e mais de 10 quilos de drogas apreendidos, sendo deste total quase 6,5 quilos de cocaína.
O Capitão ainda apresentou outro dado importante na palestra: Estatísticas demonstram que apenas 2% da população tendem a praticar delitos.
“E quais seriam as estratégias para mantermos os 98% longe deles? Novamente destaco o apoio imprescindível do Conseg, do PROERD e do Programa Vizinhança Solidária”.
Os CONSEGs, Conselhos Comunitários de Segurança, são entidades de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às Diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual para Assuntos dos Conselhos Comunitários de Segurança. São grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Já o Programa Vizinhança Solidária, foi instituído na Polícia Militar de São Paulo, regulamentado em 2018. Consiste em um conjunto de medidas de estímulo aos integrantes da comunidade para mudança de comportamento diante de fatos ou condutas que possam afetar a ordem pública no local onde vivem, trabalham ou estudam.
Seu desenvolvimento visa estimular atitudes positivas na busca da valorização da prevenção primária no contexto da violência urbana, adoção de posturas individuais e coletivas em prol da otimização da percepção de segurança das pessoas e ambientes, além de ampliar a comunhão de esforços entre os envolvidos.
“Em São José do Rio Pardo temos o Vizinhança Solidária em vários bairros, entre eles Jardim Margarida, Jardim Santa Marina, Portal Buenos Aires, Centro e Área Rural (Agro Rede)”, afirmou.
E o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas também é essencial à Prevenção Criminal, uma vez que atinge públicos de crianças e pré-adolescentes, os quais, inclusive, são grandes difusores de informação. Ações de orientação e prevenção às drogas, como é o PROERD, podem auxiliar no combate e evitando a prática de crimes como o tráfico de entorpecentes, por exemplo.
Ao final da explanação, Negrini respondeu a questionamentos acerca do tema e agradeceu o convite da Escola do Legislativo, destacando a excelente abertura que o Programa promove junto à sociedade para tratar de assuntos importantes à mesma.
O conteúdo completo da palestra pode ser acessado pelo link https://www.facebook.com/camarasjriopardo/videos/483277160822960
Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar/Câmara Municipal